• Carregando...
6 passos para manter a sanidade em meio ao caos
| Foto:

Por Victor Grinbaum

Vivendo em um mundo enlouquecido e, pior ainda, num país onde a corrupção já não se limita à corrupção financeira, mas como bem resumiu em seu livro o meu amigo Flavio Gordon, à “corrupção da inteligência”, comecei a pensar em estratégias mentais para ser capaz de sobreviver com um mínimo de sanidade em meio a essa borrasca. E a fórmula à qual cheguei está exposta abaixo. Não há nada de original nela – tudo isso já foi pensado por gente muito mais inteligente que eu –, mas é graças a esse plano (e aos meus remedinhos diários, admito) que consegui chegar vivo até hoje. Então vamos a ela:

1) AME. Tenha sempre perto de si um cônjuge, filhos, pais, irmãos ou qualquer pessoa que você ame incondicionalmente e pelos quais você seria capaz de dar a sua vida. Ame muito, ame descontroladamente, ame até a pessoa errada, aquela que não corresponde ao seu amor mas cuja simples existência lhe faz mais forte, bondoso e humano.

2) NÃO SE APEGUE A BENS MATERIAIS. Ter uma casa bonita, vestir-se bem, cercar-se de objetos agradáveis, mimar-se com eletrônicos, tudo isso traz conforto. E viver com conforto não é nenhum pecado. Mas você seria capaz de abrir mão de tudo isso de um dia pro outro se fosse necessário? Nunca vou me esquecer do que um sobrevivente do Holocausto me disse uma vez: “Meus primos foram parar em Auschwitz porque não quiseram se separar de seus cristais da Boêmia. Meu pai não se apegou a nada e nos trouxe pro Brasil. Por isso estou vivo até hoje”.

3) REZE. Não importa qual seja a sua religião, mas acredite em Deus. No alto das sinagogas costumamos escrever a seguinte frase: “Da lifnei mi attah omed” (“Saiba diante de quem estás”). Ter fé de que não estamos sozinhos e que existe um plano divino para cada um de nós nos traz foco.

4) ESQUEÇA O JULGAMENTO ALHEIO. Você será incompreendido não só pela maioria das pessoas mas principalmente pelas que você julga mais próximas. Desapegue-se delas da mesma forma como você terá que se desapegar de seus cristais da Boêmia na hora da luta. E não viva de acordo com as expectativas dos outros. Conduza sua existência de acordo com o SEU julgamento.

5) ESTUDE. Não estou falando de faculdade, cursinho ou coisa que o valha. Escolha um tema de sua preferência e leia TUDO que você encontrar sobre aquilo. No começo tudo será caótico, mas logo sua mente será capaz de ordenar aquela confusão e torna-la harmônica. Estude sempre, o máximo de tempo possível, e você será capaz de construir a sua ilha de sanidade em meio à loucura do mundo.

6) BRIGUE. É um mandamento caudatário do Nº 4. Afaste de si os burros, os hipócritas e os maledicentes com todo vigor. Aprenda a se defender de quem quer lhe dar um abraço de afogado e leva-lo pro fundo do mar.

Nota do blog: Victor resumiu bem em 6 passos, mas recomendo fortemente também o livro 12 rules for life, de Jordan Peterson, um “antídoto contra o caos”. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]