• Carregando...
Dando nome ao boi: o grande culpado dessa gosma toda
| Foto:

A crise em que o Brasil mergulhou – econômica, política, ética – não tem precedentes, é única, sui generis. Eis a constatação de Arnaldo Jabor em sua coluna de hoje, com a qual concordo. Há algo diferente dessa vez, um esgarçamento dos valores e instituições jamais visto, preocupante demais. Diria até que o clima no país está propício a uma espécie de revolução, não fosse a característica marcante, mitológica ou não, de pacato cidadão do típico brasileiro.

E quem é o grande culpado por isso tudo, por essa “gosma” estranha, como diz Jabor? Segundo o jornalista e cineasta, é Lula. Foi o ex-presidente quem instigou essa segregação toda, quem fomentou o ódio de “classes”, quem destilou todo o cinismo e a imoralidade pela sociedade. Abaixo, alguns trechos do texto de Jabor:

Ninguém acredita mais no que o Lula fala (só pobres analfabetos e intelectuais imbecis), ninguém acredita mais no que a Dilma gagueja sob o som dos panelaços, nem no Renan, no Cunha, mas o show continua. Há um complô de enganação da sociedade. Por quê? Porque a sociedade para eles é um bando de idiotas que precisam ser tutelados pelo Estado de esquerda ou enrolados pelos oligarcas privados. Esse foi nosso pior destino: a união entre a chamada esquerda e a velha direita.

[…]

Faltam-me palavras. Que nome dar por exemplo a esse melaço de gente que odeia reformas e o novo? Que medula, que linfa ancestral os energiza, que visgo é esse que gruda em tudo? É uma pasta feita de egoísmo, preguiça, herança colonial, estupidez e voracidade pura. Que nome dar? A gosma do Mesmo?

[…]

O que provocou tudo isso? Foi o populismo endêmico, o patrimonialismo secular, a ignorância histórica. E esse sarapatel pariu um sujeito despreparado e deslumbrado consigo mesmo, cujo carisma de operário fascinou intelectuais babacas e comunas desempregados desde 1968, que resolveram fazer uma revolução endógena, um “gramscianismo” de galinheiro.

O PT está arrasando o país. Essa é a verdade. Temos que dar nome aos bois, ou melhor, ao boi. O causador disso tudo que nos acontece e que poderá durar muito tempo foi o Lula. Sim. Esse homem que nunca viu nada, que não sabia de nada é o grande culpado da transformação. Mas, o MPF e a Polícia Federal estão chegando perto dele e de suas ocultações. Ele é o boi.

Pois é: e diante disso tudo, o que diz uma típica petista, ministra e tudo? Apela para a eterna vitimização esquerdista:

Maria do Rosario

Os petistas não se deram conta das mudanças em curso no país, da revolta, da indignação, da reação do povo cansado desse cinismo todo. Estão brincando com fogo, cutucando a onça com vara curta. Não conseguem mais frequentar restaurantes de luxo, como adoram fazer, e depois não sabem o motivo. Não têm paz nem em velórios, e não entendem a razão. Os brasileiros não aguentam mais tanta podridão, tanta mentira, tanto cinismo!

Como já disse antes, o Brasil só vai passar a limpo essa fase sombria do lulopetismo quando Lula for preso. O país precisa disso para superar essa etapa deplorável de nossa história, de nossa democracia capenga. Só isso fará o brasileiro resgatar a esperança num futuro melhor, alguma confiança nas instituições. O “boi” populista destruiu o país. A reconstrução começa com a punição legal a tudo que ele fez.

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]