• Carregando...
Delfim Netto em dia de médico: é preciso recomeçar tudo só com adultos na sala
| Foto:

Quem me acompanha há mais tempo sabe que não nutro simpatias por Delfim Netto. Nunca neguei sua inteligência, o que seria absurdo, mas me incomoda sua escolha de “amizades”: sempre em torno do “puder”. Com base nisso, cheguei a gravar um vídeo o comparando àquele bigodudo do PMDB:

Mas Delfim, como também já disse antes, é como o médico e o monstro: ambos os lados habitam a mesma pessoa. Tem dias em que ele dá uma no cravo, e dias que dá na ferradura. Hoje ele tocou num ponto importante, que tem sido repetido, por exemplo, pelo economista liberal Paulo Guedes: se as lideranças políticas continuarem nessa “marcha da insensatez”, e própria democracia correrá perigo. Diz ele:

A vontade é de repetir o pedido da diretora-gerente do FMI, na discussão sobre o problema grego: “Senhores, vamos recomeçar tudo, mas apenas com adultos na sala”.

[…]

Se o Executivo e o Legislativo não tiverem o mínimo de bom senso, paciência e inteligência para sentar, discutir e aprovar um programa capaz de restabelecer a ordem fiscal em três ou quatro anos que dê segurança de que a relação dívida bruta/PIB vai estabilizar-se e de que as mudanças estruturais necessárias (previdência, vinculações etc.) serão feitas, a confiança dos agentes econômicos privados não será antecipada e o crescimento econômico (que é, por si, 2/3 da solução de problema) não voltará. Se isso não acontecer, não há a menor esperança de que possamos voltar a um relativo equilíbrio econômico e veremos aumentar o desequilíbrio social.

O maior equívoco dos partidos do governo, os da sua base desorientada e os da desfocada oposição, é pensar que tudo continuará como está.

[…]

Se o Executivo, a sua base e a oposição sem princípios não se entenderem, a próxima eleição de 2016 será apenas um aperitivo para o desenlace final de 2018, quando as urnas revelarem os seus segredos e enterrarem tudo que está aí. Para a democracia sobreviver temos que permitir que ela se corrija! 

Eu mesmo escrevi recentemente um artigo no GLOBO alertando que os políticos estão brincando com fogo. Não dá para ignorar os anseios populares por todo o tempo do mundo. Não dá para só viver de fisiologismo ou de interesses míopes de curto prazo do próprio partido e fechar os olhos para as demandas do povo. Não dá para confiar para sempre no mito do pacato cidadão brasileiro.

Um dia essa coisa vai sair de controle. E se o gigante realmente acordar, sai de baixo! Ou alguém acha que ele vai acordar na pele de um lorde britânico civilizado e democrata?

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]