• Carregando...
Frases frequentes entre os liberais e a razão de serem tão populares
| Foto:

Por Jackson Ribeiro, publicado pelo Instituto Liberal

É comum no meio liberal ouvir palestrantes e influenciadores falarem: “No passado, era possível colocar todos os liberais do Brasil numa Kombi” isso mesmo que você leu. A modinha como alguns comentam, começou com um pequeno grupo de pessoas que passaram a pensar fora da caixa, que não se limitaram a estudar apenas o que lhes era ensinado nas escolas e universidades, não se limitaram a Paulo Freire e Karl Marx. Essas pessoas leram Adam Smith, Ludwig Von Mises, Friedrich Hayek, entre outros.

O motivo desse crescente interesse pelas ideias liberais ocorre em virtude da facilidade de acesso a esses pensadores e ideólogos. Nas décadas passadas, o número reduzido de obras em português dificultava a difusão dos ideais de liberdade.

Neste texto apresento frases famosas que costumam circular entre os liberais, acompanhadas de uma breve explicação.

“Ideias, somente ideias podem iluminar a escuridão”. Talvez essa é a frase mais conhecida pelos liberais. Mises inspirou muitos a levar esse conhecimento ao mundo, seja na tradução de artigos, organização de eventos com pautas pró-liberdade, ou até mesmo criando grupos, sites e até organizações conhecidas nacional e internacionalmente. Atlas Network e Students For Liberty, são exemplo de organizações criadas para propagar a liberdade no âmbito internacional, esta última, que por meio do treinamento de coordenadores que se voluntariam à causa, incentiva jovens estudantes a desenvolverem liderança por meios dos seus programas, que alcançam cada vez mais pessoas. Já no âmbito nacional, Instituto liberal, Instituto Mises são conhecidos por gerar conteúdo por meio dos seus colunistas, que inclusive alguns deles “estavam na Kombi” como pioneiros do movimento. Até mesmo em nível regional e estadual, temos grupos que também fazem sua parte, como o Instituto Ajuricaba, no norte do Brasil, mais especificamente em Manaus, o Clube Farroupilha, de Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul também contribui muito para o movimento pró-liberdade .

“Imposto é roubo”. A afirmação mais frequente entre aqueles que estão insatisfeitos com o estado, sejam liberais, libertários ou anarco capitalistas. É uma crítica ao estado que usa da coerção para se apropriar do que o indivíduo produz. Uma frase usada tanto por aqueles que defendem o estado mínimo, quanto aqueles que defendem a ausência do estado. Mesmo que você não concorde plenamente com tais pensamentos, com certeza já sofreu com a ação do estado no sentido de ter seu poder de compra limitado graças a alta carga tributária do país, que inclusive é falha em relação ao retorno desses recursos em forma de serviços públicos e melhorias estruturais.

“Não existe almoço grátis” Essa é a minha favorita, pois mostra a visão empreendedora de quem sabe que tudo tem um custo, e que alguém tem que pagar por aquilo, seja uma bolsa, um desconto, dedução ou um novo direito social de forma geral. Liberais entendem muito bem a importância dos direitos sociais, porém tem uma noção de responsabilidade fiscal, de que para dar um novo direito é preciso de mais dinheiro adquirido muitas vezes a partir do aumento dos impostos.

“Eles criam burocracia para vender privilégios”. Essa é apenas mais uma insatisfação dos liberais, a defesa de um estado mínimo, menos burocrático, onde estado não interfira tanto na vida dos cidadãos, que respeite os direitos individuais. Inclusive aí pode estar a raiz de inúmeros casos de corrupção, o estado impõe regras sobre tudo, desde vender produtos importados até ter uma arma pra se defender, depois os próprios agentes podem facilitar esse acesso, desde que se pague a propina.

Hoje em dia vemos liberais em diversas áreas da sociedade, atuando como empreendedores da tecnologia, empresários e voluntários em grupos liberais e políticos. Há também o protagonismo dos deputados do partido Novo no seu apoio à agenda liberal. Portanto, não há motivos para tratarmos esse movimento pró-liberdade como uma “modinha”, pois a história do mundo é feita por ciclos, e o ciclo da liberdade está só começando no Brasil…

Sobre o autor: Jackson Ribeiro é Coordenador Local do Students For Liberty.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]