• Carregando...
Joaquim Barbosa não é “expressão de centro”, mas “cavalo de Troia” da esquerda
| Foto:

O presidente do PSB, Carlos Siqueira, avalia que o resultado da pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo (15), mostra o potencial da candidatura do ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa à Presidência da República.

De acordo com a pesquisa, o ex-presidente do STF aparece em terceiro ou quarto colocado na disputa pelo Palácio do Planalto. A depender de quem são seus concorrentes, ele detém entre 8% e 10% das intenções de voto.

“Avaliamos que a candidatura dele tem potencial muito grande. Inclusive, muito maior se considerarmos que a população ainda não está bem informada sobre candidatura”, afirmou Siqueira à reportagem.

Para ele, o resultado do Datafolha é “animador”. “Alguns postulantes estão há meses (na disputa) ou há mais de um ano, e estão igual ou abaixo (do ministro).”

No Painel da Folha, ao se comentar o mesmo caso, destaca-se Barbosa como “expressão de centro”:

O desempenho de Joaquim Barbosa (PSB) no Datafolha chamou a atenção de expoentes da esquerda e da direita. Por ter alcançado até 10% das intenções de votos sem nem sequer ter se declarado candidato ao Planalto, despertou nos rivais o temor de que, em campanha, consiga se transformar na “expressão do centro”.

O PSB encomendou pesquisa na qual apresentará ao eleitor, além do nome, a foto de Barbosa. Acredita que, assim, o ex-presidente do STF obterá pontuação ainda maior.

Que Joaquim Barbosa tem condições de crescer ninguém duvida. Ele tem baixa rejeição, é associado ao combate à corrupção por conta do mensalão, mesmo tendo abandonado o cargo antes do tempo, possui apelo às minorias e adota discurso “progressista” alinhado com o que deseja a grande imprensa. Mas chama-lo de “expressão de centro”? Aí já é demais!

Barbosa só é “centro” num país que aboliu a direita do espectro político. Só é “centro” para quem acha que tucanos do PSDB são de direita. O sujeito teria votado em Lula e Dilma, adota discurso claramente esquerdista, foi contra o impeachment, que chamou de “tabajara”, e nunca demonstrou muito apreço ou respeito pela liturgia do cargo que ocupou, deixando transparecer certo desprezo pelos valores republicanos. Eis a opinião de Barbosa sobre o impeachment de Dilma:

Se Joaquim Barbosa é de centro, quem é de esquerda? Guilherme Boulos e Manuela D’Ávila? Só num país que aboliu a extrema-esquerda! Para nossos “formadores de opinião”, qualquer um à esquerda, por mais radical que seja, será apenas “esquerda”, qualquer um de centro-esquerda será “direita”, e qualquer um à direita da social-democracia será “extrema direita”. É assim que funciona a tática de jogar o “centro” cada vez mais para a esquerda.

Alexandre Borges ironizou em seu Twitter: “Joaquim Barbosa é centro aonde? É como dizer que o Neto da Band é isento num Corinthians x Palmeiras”. Esses jornalistas que tentam enganar seu público e simular uma “imparcialidade” que não possuem estão sendo desmascarados um a um, graças às redes sociais e a eventuais gravações vazadas. O que mais me chocou no caso Chico “Lula” Pinheiro, por exemplo, sequer foi seu petismo apaixonado, mas a quantidade de gente que ficou surpresa!

Joaquim Barbosa é perigoso sim, tem competitividade. Mas não é de centro nem aqui, nem na China. É um cavalo de Troia colocado na disputa pela esquerda, que tenta emplacar alguém mais de fora, um “outsider”, para capturar essa onda de indignação com o establishment “progressista”. Na mídia Barbosa será tratado como centrista moderado. Felizmente temos as redes sociais, para mostrar que se trata de um esquerdista com postura um tanto radical…

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]