• Carregando...
A língua do PT é uma só. Ou: Cartilha poliglota defende o indefensável, não importa em qual idioma
| Foto:

O PT lançou hoje uma cartilha em defesa do ex-presidente Lula. Em quatro idiomas, 5 mil exemplares da cartilha foram impressos e serão enviados a jornais do exterior. O documento lista onze direitos de Lula que teriam sido violados nos últimos dois anos, entre eles o de ir e vir, relembrando a condução coercitiva do ex-presidente para depoimento à Polícia Federal no dia 4 de março, durante a deflagração da Operação Aletheia.

Além do português, o documento foi impresso em inglês, francês e espanhol para ser enviado a jornais do exterior. Em julho, os advogados do ex-presidente apresentaram uma petição nas Nações Unidas alegando violação do Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, além de abuso de poder do juiz Sérgio Moro, que preside os processos que investigam o ex-presidente. Moro é citado seis vezes na cartilha. Em uma delas, acusado de ter divulgado ilegalmente conversas telefônicas de Lula interceptadas durante as investigações.

“Na ausência de provas, evidências ou testemunhos confiáveis, os algozes de Lula submetem o ex-presidente a uma série de constrangimentos e arbitrariedades, que violam não apenas suas garantias, mas os princípios do estado democrático de direito, ameaçando toda a sociedade”, afirma o documento, intitulado “A caçada judicial ao ex-presidente Lula”. Além dos direitos do petista que teriam sido violados, a cartilha também lista todas as ações tomadas pelos investigadores em relação ao ex-presidente, entre elas a quebra do sigilo fiscal e bancário de Lula, do Instituto Lula, da LILS Palestras e de mais 12 pessoas e 38 empresas de pessoas ligadas ao ex-presidente.

Podem falar em português, inglês, espanhol, francês ou até em chinês: não importa. O conteúdo será sempre o mesmo: uma tentativa canalha de defender o indefensável, o ex-presidente Lula e sua quadrilha. Aquele que nem sabe falar direito o português, sua própria língua, pois nunca fez questão de aprendê-lo, acaba sendo defendido em quatro idiomas. Como se diz canalha em francês?

O verniz pode ser em língua chique (“merci beaucoup”), em língua com pinta de embusteiro (“la garantia soy jo”), em língua prática de negócios (“nice to meet you”). Mas a mensagem continua sendo uma só: a vitimização do maior demagogo que este país já teve. A forma pode variar, o conteúdo é o mesmo em todas as línguas.

Afinal de contas, a língua do PT é uma só: aquela do cinismo, da hipocrisia, do escárnio, da falta de caráter. Os petistas, que normalmente nem sabem falar o português direito, querem agora defender Lula em vários idiomas. Que piada! Eis tudo o que eles precisam aprender nessas diferentes línguas:

Corrupção: corruption, corrupción e corruption novamente. Não tem erro! É praticamente igual em todas essas línguas. Até mesmo um petralha pode aprender e bancar o poliglota. Com a ajuda do Google Tradutor, vou até ajudá-los a falar essa bela palavra em chinês: 腐敗.

Eis tudo o que precisa ser dito sobre Lula e seu PT: corrupção!

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]