• Carregando...
Mídia americana volta ao tataravô dono de escravos para insinuar que republicano é contra reparações por isso
| Foto:

Um filho não herda dívida do pai. Se o pai deixar alguma dívida, vende-se todos os ativos herdados até pagar o que der, mas jamais se avança sobre o patrimônio do próprio herdeiro para pagar uma dívida deixada pelo pai. É bastante lógico e justo que seja assim. Afinal, seria absurdo impor ao indivíduo os custos dos erros de seu pai morto.

Agora imagina cobrar de alguém por algo feito não por seu pai, nem por seu avô, mas por seu tataravô. Pior: imagina que, para esta cobrança, tire-se totalmente do contexto a época em que o falecido viveu. Muito injusto, não?

Pois foi exatamente o que fez a mídia americana ao publicar uma reportagem sobre os tataravós do senador republicano Mitch Mcconnell, que tiveram 14 escravos no total, numa época em que ter escravos era bastante comum.

A intenção da matéria sem pé nem cabeça fica evidente na chamada: insinuar que o senador é contra a política de reparações aos descendentes de escravos porque tem racismo no DNA, porque no fundo sua família se beneficiou da escravidão.

Sua posição política em 2019, portanto, seria fruto do que seus ancestrais fizeram em 1850! É a morte do indivíduo independente, com opiniões próprias. É a culpa por herança, e uma bem distante. Você condena uma medida populista e demagógica, sendo que é impossível saber quem exatamente mereceria alguma reparação e quem deveria pagar por ela? Então só pode ser porque aquele seu tataravô teve escravos em 1850!

Além de ser abjeto fazer essa ligação, ela ainda por cima é seletiva e hipócrita. Afinal, só persegue aqueles que possuem as “ideias erradas”. Ora, até mesmo Barack Obama contou com donos de escravos em sua árvore genealógica. Segundo seu pai, até Kamala Harris tem ancestrais que foram donos de escravos. Como já disse, era algo comum naquela época. Alguém vai acusar as opiniões políticas desses esquerdistas com base no que fizeram seus tataravós?

A imprensa chega em seu nível mais baixo com essa bobagem. McConnell é um senador discreto, que evita brigas pessoais ou xingamentos. Condena uma política ineficaz, que Obama também se colocou contra antes. Como bem lembrou McConnell, tanto ele como Obama são descendentes de donos de escravos e se opõem a essas reparações. Por que, então, só ele é cobrado por isso, só ele merece a desconfiança de que pensa de um jeito por conta do que seu tataravô fez?

São por reportagens como esta que a mídia mainstream perde credibilidade a cada dia.

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]