• Carregando...
Projeto israelense chega às escolas da rede pública de ensino do RJ
| Foto:

Por Alef News

A nova ferramenta educacional Edupark nasceu em Israel há dez anos e foi implantado no Rio de Janeiro pelo Instituto Antares, com o patrocínio da Fundação Cesgranrio e apoio das Secretarias Municipal e Estadual de Educação. O projeto, que se destina a turmas a partir do 6º ano, já alcançou 80 escolas públicas e cerca de 32 mil estudantes do Rio, Grande Rio e Niterói. Para Arnaldo Niskier, presidente do Instituto Antares, o Edupark “é um trabalho notável para oferecer aos estudantes da rede pública do Rio de Janeiro a oportunidade de convívio com temas da maior importância, apresentados dentro da modernidade, muito atrativa para os jovens de hoje”.

Neste primeiro ano, dois pacotes temáticos foram abordados: o “Planeta Casa”, sobre meio ambiente, destinado aos mais novos; e o “Dependente da Vida”, sobre drogas, para os mais velhos. O próximo tema será “Livre para ser”, que abordará o bullying com alunos do 6º ao 9º ano e aqueles que frequentam o Ensino Médio. A apresentação, realizada para 150 estudantes por vez, é feita com o uso da tecnologia em terceira dimensão (óculos 3D), além do emprego de mecanismos de interatividade (controles remotos para participação do jogo de perguntas e repostas). Uma forma de abordar modernamente temáticas delicadas e de extrema importância, trazendo um conteúdo esclarecedor para as crianças e adolescentes, além de gerar para cada escola um feedback da postura dos alunos sobre cada tema após assistirem as apresentações. O Edupark busca oferecer aos alunos e professores uma troca altamente positiva de experiências e anseios. “Partimos do princípio de que experiências multissensoriais transformam mais do que a informação pura e simples. É uma maneira diferente de aprender. Os alunos aprendem brincando”, afirma a psicóloga Andréa Niskier, diretora-executiva do Edupark.

Edupark é uma experiência educacional completa: um parque temático educativo, composto de vários temas e que se utiliza de tecnologias avançadas e uma plataforma multissensorial para propósitos educativos. Oferece programas de 1 hora e 30 minutos, compostos de 4 experiências multissensoriais. Cada experiência apresenta um aspecto diferente sobre um determinado tema. São chamados de Pacotes Temáticos. Cada pacote temático abarca diversos temas: cidadania, científicos (espaço, geologia, animais, corpo humano); culturais (arte, história, arquitetura); sociais (ecologia, prevenção ao uso e abuso de substâncias que provocam dependência). Ao contrário dos métodos convencionais de educação, o Edupark é divertido e atual e tira proveito dessas vantagens na comunicação com sua audiência. Evita as mensagens autoritárias e aborrecidas geralmente associadas aos temas abordados. O método aproveita-se de um tom amigável e vivo, rompendo a indiferença da plateia e atingindo melhores resultados, tornando-se assim uma ferramenta excelente para promover o pensamento criativo, incentivando o uso da imaginação e desafiando as mentes jovens. Saiba mais:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]