• Carregando...
Roberto Justus adota discurso totalmente liberal em entrevista na Jovem Pan
| Foto:

Escrevi um texto comentando a possibilidade crescente de o empresário Roberto Justus se candidatar em 2018 como o “Trump brasileiro”. Alguns leitores gostaram da ideia, outros tantos se mostraram desconfiados: “Esse cara é um oportunista”. Talvez seja mesmo. Talvez lhe falte uma convicção mais enraizada na defesa do liberalismo. Mas eis o ponto importante aqui: se ele for apenas um oportunista, é sinal de que ele capturou bem o clima, a demanda dos eleitores, e isso indica que o liberalismo está finalmente chegando, está na moda, vencendo a batalha das ideias.

Seu discurso nessa entrevista ao “Pânico” da rádio Jovem Pan demonstra como as bandeiras liberais estão finalmente sendo entoadas. Melhor programa social? Emprego! Isso é frase de Ronald Reagan. Privatização? Claro! Os EUA por acaso têm a PetroUSA? O Bank of America é privado! CLT? Lei trabalhista obsoleta. Precisamos reduzir drasticamente a burocracia, não importa o que a CUT pensa. Ambiente de negócios? Surreal. Deveria ser bem mais fácil abrir e fechar empresas, criar um cenário mais amigável aos empreendedores, lembrando inclusive que vários brasileiros desejam ser empreendedores, mas hoje não conseguem nem tentar por conta desses obstáculos. Vejam:

Como constatou Helio Beltrão, “Um discurso com tal tom liberal por um player com ambição política seria impensável há 10 anos. It’s happening”. Sim, está acontecendo, e antes mesmo do que o mais otimista entre nós esperava. Graças em boa parte ao PT, ao fiasco que foi o governo de esquerda. Todos puderam perceber que estatais significam corrupção, que os discursos de “justiça social” servem para roubalheira, que o papo de “interesse nacional” mascarava a busca de privilégios, que os sindicalistas e artistas engajados só querem mesmo uma teta estatal.

“Nada mais forte do que uma ideia cuja hora é chegada”, dizia Victor Hugo. E a ideia liberal está chegando, após anos de trabalho de divulgação, investimento de tempo, esforço e escassos recursos na refutação das falácias esquerdistas. Ainda é preciso conquistar muito mais gente, persuadir com nossos bons argumentos, mostrar que o caminho é mesmo esse, o da liberdade. Mas chegaremos lá.

E a fala de Justus, justamente por ele parecer meio oportunista e politicamente correto, e só estar adotando esse discurso agora, de olho nas eleições, comprova que nosso timing está chegando, é agora. Quando um empresário que ficava calado sobre esses assuntos e nunca quis se indispor abertamente com a turma esquerdista, começa a meter o dedo nas feridas, então é sinal de que ninguém aguenta mais as chagas socialistas. É hora de apresentar a cura ao povo, e ela se chama liberalismo!

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]