• Carregando...
Se os ingleses têm Paul McCartney, nós temos Anitta para abrir as Olimpíadas: pre-pa-ra!
| Foto:

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2016 já tem a presença certa de três artistas: Anitta, Caetano Veloso e Gilberto Gil. O Comitê Organizador da Rio 2016 confirmou neste domingo os nomes que vão se apresentar no dia 5 de agosto, no estádio do Maracanã.

A informação foi inicialmente publicada pelo portal UOL e depois confirmada pelo Globoesporte.com. Ainda não há mais detalhes sobre as apresentações. Por enquanto, também ainda não existe uma definição sobre quem vai acender a pira olímpica.

Anitta, que começou a fazer sucesso no Brasil com a música “Show das Poderosas”, ainda terá outra participação nos Jogos Olímpicos do Rio. Ela terá suas músicas usadas na apresentação de solo de Daniele Hypólito, na ginástica artística.

Na Olimpíada de Londres, em 2012, o ex-Beatle Paul McCartney foi uma das estrelas da abertura e tocou clássicos como “Hey Jude” e “The End”. A cerimônia também teve a participação de nomes como o humorista Mr. Bean e destacou as tradições britânicas.

É justo. Se os ingleses têm um Beatle e um humor clássico, nós temos a funkeira e o “humor” escrachado. Sou a favor de convidar Fabio Porchat, o humorista engajado, para fazer piadinhas na abertura também. Precisamos mostrar nossa “cultura” para o mundo todo, explicar qual o destino de tantos bilhões de investimento “cultural” por parte do nosso governo.

Caetano já fez vários elogios ao talento de Anitta, e acha que o funk é o novo tropicalismo. O importante é o Brasil manter esse seu estilo descolado, sensual. Esqueçam Machado de Assis: somos conhecidos pelos bumbuns na Sapucaí e as festas animadas a tiros de fuzis nas favelas cariocas.

Se os ícones culturais servem de referência para nossas crianças, então é isso que estamos mostrando como louvável: o funk, o rebolado até o chão com shortinho minúsculo, a vulgaridade. Mas ninguém poderia dizer que o Brasil está sendo representado de maneira equivocada, poderia? Não é exatamente isso que temos para mostrar mesmo? Especialmente após 13 longos anos de PT no poder?

E o leitor “moralista” que se acalme, pois poderia ser muito pior. Sempre pode! Duvida? Então vejam essa música do MC Bin Laden, e imaginem ela abrindo nossos jogos:

Não seria um sucesso estrondoso, bombástico? Quem sabe em 2028, com muito investimento “cultural” por parte do governo brasileiro, com todo o apoio de Caetano e Gil ao novo tropicalismo, não consigamos fazer uma Olimpíada novamente aqui para dar oportunidade a esses talentos artísticos impressionantes?

O Brasil cansa. E é preciso compreender o óbvio: nossa luta é cultural acima de tudo.

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]