• Carregando...
A Rede Sustentabilidade não tem nada de Novo!
| Foto:

redeQuem acompanha o blog sabe que não nutro simpatias por Marina Silva, que cheguei a defender sua candidatura para garantir um segundo turno, e que se fosse ela contra o PT, claro que a escolha seria ela, mas que tudo isso era a contragosto, pois Marina nunca me enganou. Sua “terceira via” não passa de um velho esquerdismo com nova roupagem. Seu ambientalismo é um refúgio para viúvas do socialismo. É como a melancia: verde por fora, mas vermelho por dentro.

Pois bem: basta ver os nomes que estão aderindo ao Rede Sustentabilidade para verificar que eu estava certo. Depois de Alessandro Molon, do PT, foi a vez de Randolfe Rodrigues anunciar sua saída do PSOL, para provavelmente se filiar ao partido de Marina. Outra socialista que abandonou o PSOL para cair na Rede foi Heloísa Helena, uma das mais radicais do partido, que saiu do PT no passado por considerá-lo moderado demais.

Ou seja, a Rede não tem nada de Novo! Trata-se apenas da velha e carcomida esquerda mesmo, aglutinando os antigos socialistas que ainda desprezam o livre mercado, o capitalismo, e enaltecem o estado, visto como um “messias salvador”. Nos 30 tons de vermelho da política nacional, a Rede é apenas mais um, com um escarlate bem mais intenso do que o rosado PSDB, por exemplo.

Pode conquistar alguns desavisados, uns artistas e “intelectuais” decepcionados com o PT, mas ainda apegados ao velho socialismo. Mas não deveria seduzir ninguém mais atento, que sabe que o PT é apenas um sintoma de um problema ainda maior, que é a mentalidade anticapitalista dos brasileiros, sua desconfiança eterna em relação ao capitalismo, único sistema capaz de criar riqueza de fato. Precisamos de algo realmente Novo, e a Rede não nos atende. É uma armadilha para fisgar os peixes iludidos…

Rodrigo Constantino

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]