• Carregando...
Folha presta desserviço à verdade ao equiparar mensalão tucano ao petista
| Foto:

O editorial da Folha hoje abraça a “tese” dos petistas, de que ambos os partidos tiveram seu mensalão. Alguns petistas ainda gostam de afirmar que o PT apenas reproduziu o que aprendeu com o PSDB mineiro. Diz o editorial:

Sempre lembrado pelos que não se conformam com os desdobramentos do escândalo petista, o chamado “mensalão tucano”, ou “mensalão mineiro”, teve o primeiro réu condenado nesta semana.

[…]

O caso, como se vê, é anterior ao próprio mensalão, ocorrido a partir de 2003. Acredita-se que Marcos Valério e outros personagens hoje bastante conhecidos, como seus sócios Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, ensaiassem com o PSDB de Minas o complexo mecanismo que viria a funcionar a favor do PT no plano federal.

[…]

Num roteiro familiar aos que acompanharam o processo do mensalão, os contratos de Marcos Valério com as estatais mineiras serviram de garantia para empréstimos do Banco Rural. Daí, os recursos terminariam engordando o caixa da campanha tucana.

[…]

Saltam aos olhos as semelhanças com o esquema de desvios desenvolvido no governo Lula –o que fragiliza as próprias alegações petistas de inocência quanto ao tema.

Reclama-se, ao mesmo tempo, de que houve pesos e medidas diferentes para o valerioduto petista e o tucano. Tendo ocorrido antes, este conhece ainda mais delongas para ser julgado.

[…]

Constatação deplorável, os escândalos políticos, no Brasil, não são monopólio de nenhum partido; tampouco os benefícios da morosidade da Justiça, e a impressão de impunidade que daí decorre, surgem como exclusividade de petistas ou tucanos.

Ou seja, a Folha endossa a visão de que o mensalão foi apenas um caso de caixa dois, de desvio de recursos públicos para gastos partidários. Não! Mil vezes não! O mensalão, o que merece esse nome, o legítimo, o do PT, foi a tentativa de usar recursos públicos para comprar votos, para concentrar todo o poder político nas mãos do PT, transformando os demais partidos da base aliada em cascas vazias.

É lamentável ver o maior jornal do país prestando esse desserviço à verdade e, portanto, ao próprio país. Tudo que os golpistas do PT mais querem é tratar do mensalão como apenas mais um caso de corrupção, de caixa dois, como tantos outros. O PT seria, então, como os demais (nem vamos lembrar que se dizia melhor, mais ético, e hoje dão pulos de alegria se forem vistos como tão ruins quanto os outros).

Mas o PT é muito pior! O mensalão não foi corrupção ou caixa dois. Foi uma quadrilha montada para absorver todo o poder político no país e transformar o Congresso em um circo de aparências, enquanto a cúpula dos petistas controlava todas as cartas nos bastidores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]