• Carregando...
Governo se mete até na fórmula da cerveja. Um brinde à estupidez!
| Foto:

Governo discute mudanças na fórmula da cerveja.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento começou a discutir hoje (20) com produtores de cerveja a instrução normativa que mudará a fórmula da bebida.

A nova receita deve permitir a adição de ingredientes de origem animal como leite e mel, além de chocolate, frutas e ervas. Também pode ser autorizado o uso de cereais como arroz e milho além da cevada e lúpulo. A flexibilização do preparo é uma reivindicação dos produtores e valerá também para os países do Mercosul.

As discussões com o setor privado ocorrem no auditório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e vão até amanhã (21). Após o debate com os fabricantes, o texto da instrução normativa será levado ao Mercosul. A expectativa do governo é que as alterações vigorem a partir de 2015.

A intenção é criar mais variedades com as alterações na fórmula de preparo da cerveja, que atualmente deve conter 55% de cevada e adição de lúpulo. Segundo o governo, o diferencial no sabor trará competitividade ao produto brasileiro e beneficiará os pequenos produtores artesanais

O que dizer? Quando o governo se mete até mesmo na fórmula “oficial” da cerveja, é porque a coisa está muito feia! Não custa lembrar que o governo já meteu seu bedelho na nossa caipirinha também, ditando as regras “certas” para configurar a legítima bebida brasileira.

É muita falta do que fazer, não? O Brasil nem tem problemas sérios, como violência, criminalidade, miséria, infraestrutura caótica, corrupção, nada disso! Somos uma Suíça praticamente, aí o governo pode se dar ao luxo de dedicar esforços e recursos para aprimorar nossa cerveja, ou nossa caipirinha.

O governo bebeu, foi? Só pode, para se arrogar tanto poder sobre tantas coisas supérfluas. Esperar o que, de um governo que define até o padrão nacional de tomadas, e ainda escolhe um totalmente distinto do padrão internacional utilizado?

É uma piada. Só nos resta afogar as mágoas em uma boa cerveja mesmo. Estrangeira, de preferência!

ATENÇÃO: Esse artigo teve uma correção importante após a chuva de ataques (alguns raivosos), e o adendo pode ser lido AQUI.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]