• Carregando...
Mr. M quer comitê gestor de atividades cibernéticas. É o truque em que nossas liberdades desaparecem!
| Foto:

O Mr. M já foi o grande responsável pela mágica que criou milhões de brasileiros de “classe média”, ainda que com renda per capita abaixo de mil reais por mês e morando em favelas. Como prêmio pelo malabarismo, subiu na hierarquia política e chegou à presidência do Ipea, aquele órgão que perdeu totalmente a credibilidade após o petista Márcio Pochmann passar por lá.

Agora, Marcelo Neri tem uma nova ideia mirabolante: um comitê gestor de atividades cibernéticas. Vejam:

Dois dias depois do discurso da presidente Dilma Rousseff na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em que acusou os Estados Unidos, com seus programas de espionagem, de exercerem ação ilegal e antidemocrática, o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE), Marcelo Neri, defendeu a criação de um comitê gestor de atividades cibernéticas no Brasil.

Em coletiva nesta quinta-feira, o ministro falou sobre a proposta da SAE, lançada em 2010, para a criação de um comitê gestor de atividades cibernéticas no país. Ele ressaltou que a proposta ainda deve ser debatida com o governo, acadêmicos e a sociedade civil. De acordo com Neri, só quando a proposta for amplamente discutida é que ela poderá ser encaminhada para análise na Casa Civil.

— Um órgão desta natureza facilitaria a articulação política sobre um tema estratégico e proporcionaria um pensamento unificado de longo prazo para o país, além de contribuir para a melhor governança nacional no setor cibernético — disse o ministro, que também é presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Não! Agradeço a enorme preocupação do ministro e economista, mas confesso ter calafrios só de ouvir falar em comitê gestor da internet. Isso tem forte cheiro de… censura, controle! A internet é um ambiente tão interessante justamente porque não conta com esse controle estatal minucioso. É um ambiente bastante livre, e por isso cresceu tanto, conquistou tanta gente, e desespera tanto governante autoritário.

Quanto menos o governo se meter com as “atividades cibernéticas”, melhor. Ele deve fazer cumprir as leis, combater pedofilia e coisas do tipo, mas não ter um comitê gestor que vai ditar em detalhes como devem funcionar tais atividades cibernéticas. Sem essa, Mr. M! Esse truque nós conhecemos: são nossas liberdades que desaparecem após a mágica. E ao contrário do que ocorre nos espetáculos dos mágicos, elas não voltam nesse caso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]