• Carregando...
Recife proíbe máscaras em protestos. A medida me agrada.
| Foto:

Após confusão, Recibe proíbe máscaras em protestos

Um dia depois do protesto que acabou em confronto com a polícia e ao menos dez feridos em Recife, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco decidiu fechar o cerco aos black blocs. Em entrevista coletiva nesta quinta-feira, o secretário Wilson Damázio informou que vai mudar o protocolo adotado em manifestações pelo passe livre na cidade. Segundo ele, as máscaras não serão mais toleradas e as mochilas serão revistadas. Além disso, o Batalhão de Choque, que só aparecia para atuar em momentos de conflito, agora vai chegar antes ao local das manifestações, revistar mochilas e impedir o uso de máscaras.

Na noite desta quarta-feira, black blocs se infiltraram em um passeata de estudantes e protagonizaram cenas de violência, entre pedradas na sede da Câmara Municipal, um ônibus incendiado e pelo menos 31 outros depredados. Só na Câmara municipal, os responsáveis pela limpeza recolheram pedras que encheram um carrinho de mão.

Confesso: a ideia me agrada. Não faz o menor sentido manifestante mascarado. Isso tem toda pinta de quadrilha, de facção criminosa. Recomendo aos leitores que façam buscas pela internet de passeatas do “detestável” Tea Party, aquele que nossa imprensa chama de “ultraconservador”, “reacionário” e coisas do tipo. Verás famílias juntas de forma pacífica e civilizada protestando contra o governo Obama.

Claro, é preciso respeitar o estado de direito. De ambos os lados. Ou seja, as leis devem ser respeitadas, e isso vale para o direito de manifestação (dentro das normas permitidas) e a proibição de atos violentos e de depredação de patrimônio, público ou privado. Mas manifestação não é o que temos visto nas ruas.

Quem vai para manifestações encapuzado quer confusão. Esconde a cara por que? A polícia acabou de mãos atadas por conta da pressão da opinião pública e da Mídia Ninja, com seu viés antipolicial. Restabelecer a ordem passou a ser tarefa quase impossível. Reagir aos mascarados com pedras ou coquetéis molotov nas mãos ficou quase impossível, pois qualquer agressão (reação) será vista como truculência policial.

Some-se a isso a própria incompetência e despreparo de boa parte de nossos policiais, e temos o quadro perfeito de anomia, de convite ao crime, de anarquia se instaurando em nossas ruas. Mascarados coordenam isso, e trazem a desordem e o caos. Precisam ser contidos. Precisam ser… desmascarados!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]