• Carregando...
Túnel do tempo – Aloizio Mercadante
| Foto:

Quem te viu, quem te vê, Brasil e PT. Os tempos mudam, o cenário é diferente, mas se tem uma coisa que permanece praticamente constante é o seguinte: os ilustres petistas sempre oferecem soluções heterodoxas e equivocadas para os problemas, e sempre, sempre há mais intervenção estatal envolvida!

Em nossa série “Túnel do tempo” de hoje, vamos regressar até 2003. O Brasil vivia outro cenário econômico. E Aloizio Mercadante queria fazer de tudo para impedir a desvalorização… do dólar! Entre suas armas propostas, constava até fazer declarações bombásticas para assustar os investidores. Vejam:

O então ministro Palocci reagiu, lembrando que o câmbio era flutuante, segundo o próprio presidente Lula. E hoje? Não temos mais Palocci na Fazenda, e sim Guido Mantega, e o dólar não está se desvalorizando, mas se valorizando. Mercadante está na pasta de educação, se bem que dá pitado em várias áreas.

Resta saber: pretende fazer alguma declaração bombástica para segurar o câmbio, dessa vez na direção contrária? Teria que ser algo ortodoxo, em vez de heterodoxo. Quem sabe algo como “eu acredito na meta de inflação reduzida perseguida por um BC totalmente independente”?

O real sem dúvida subiria em relação ao dólar por algum momento, ainda mais devido à proximidade de Mercadante com a presidente Dilma e sua influência na visão econômica do partido. Mas nesse caso Mercadante não seria Mercadante, e o PT não seria o PT. E o dólar tampouco estaria subindo tanto em relação ao real…

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]