• Carregando...
Túnel do tempo – Luiz Gonzaga Belluzzo
| Foto:

Na série “Túnel do tempo” de hoje vamos resgatar dois lados de Luiz Gonzaga Belluzzo. Economista da Unicamp e um dos icones do “desenvolvimentismo”, Belluzzo é bastante respeitado pela presidente Dilma. Sua influência, portanto, não pode ser desprezada. Em momento de “minicrise”, como disse o ministro Guido Mantega, é bom pesquisar o que poderia propor Belluzzo. Vejamos:

A proposta boa:

Nada mal. Combater o protecionismo comercial é sempre importante. O Brasil é um país fechado, com muitos setores blindados da livre concorrência. Isso é mortal para nosso desenvolvimento. Infelizmente, acho que Belluzzo, hoje, estaria disposto a rever essa postura, e não sei se seria um defensor muito empolgado da liberação de nosso comércio. Mas fica registrado, para efeito de justiça, que ele defendeu algo bom.

A proposta ruim (ou melhor, assustadora):

Meu Pai do céu! Congelamento de preços é o tipo de medida mais estúpida que existe para combater a inflação. Sinto dizer, mas o governo Dilma já vem adotando ela. Será que tem em Belluzzo um defensor? Se for o caso, só podemos constatar que certas lições nunca são aprendidas com a história. Belluzzo, mais que ninguém, deveria saber que congelar preços não serve para nada de bom, e só agrava os problemas.

Mas, segundo declarações recentes, parece que é o Belluzzo da segunda proposta, ambas do mesmo ano, vale notar, que está prevalecendo hoje. Até em controle de capitais o economista andou falando.

Sarney, Belluzzo, congelamento de preços, parece que nosso túnel do tempo é uma fotografia estática!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]