• Carregando...
Primeiro ano de governo atesta: liberalismo econômico e império da lei funcionam
| Foto:

O índice de desemprego no país, divulgado nesta sexta, ficou abaixo das expectativas em 11,2% no trimestre encerrado em novembro, segundo dados do IBGE. Ainda é muita gente desempregada, mas precisamos olhar para a segunda derivada, para a tendência, e reconhecer que há inegáveis avanços na área econômica.

O governo deu um choque liberal, aprovou a reforma previdenciária no Congresso, estancando a sangria fiscal, o que permitiu a queda acentuada na taxa de juros. A austeridade começa a colher frutos. O PIB vai avançar mais de 1% este ano, podendo chegar a um crescimento de 2,5% ano que vem. Inúmeras regras burocráticas foram revogadas, as leis trabalhistas seguem sendo modernizadas, a política de privatizações é uma prioridade, assim como uma maior abertura comercial. Se o país der de fato uma chance ao liberalismo, como deseja o ministro Paulo Guedes, poderemos ter outro Brasil ao término desse mandato, um muito melhor, com menos miséria e desemprego.

Já no campo da segurança também tivemos avanços, com a mudança de postura do governo, encabeçada pelo ministro Sergio Moro, que troca a vitimização do marginal por um endurecimento das leis contra a bandidagem. Em coluna especial para a revista Crusoé, Moro define 2019 como "um bom ano", reconhece o mérito do presidente de ter dado autonomia aos ministros para montarem equipes técnicas, destaca conquistas importantes, como a queda acima de 20% na taxa de homicídios, e conclui que ainda falta muito coisa a ser feita para diminuir os indicadores de violência no país, ainda bastante elevados:

Agora precisamos olhar para frente. Bons resultados nos motivas a perseguir melhores. Sim, os crimes caíram, mas os números remanescentes ainda são muito ruins. Há muito que se fazer, como prosseguir no desmantelamento das organizações criminosas brasileiras, aprofundar o combate à violência urbana, melhorar as investigações contra corrupção. Precisamos, no campo legislativo, retomar a execução da condenação criminal em segunda instância.

Economia e Justiça são as principais pautas, pois todos querem melhores empregos e salários e permanecer vivos. Nessas duas áreas cruciais o governo Bolsonaro, com seus dois super-ministros, mostrou serviço. Pegou um cenário de terra devastada, uma baita herança maldita deixada pelo petismo. E dando uma guinada à direita, foi capaz de gerar um ponto importante de inflexão, deixando o pior para trás e iniciando uma trajetória de melhorias relevantes. Sustentável, espera-se. E, para tanto, será preciso reconhecer que até aqui foi feito o necessário, mas não o suficiente. Ou seja, é preciso reforçar o choque liberal na economia e a repressão ao crime na segurança. O liberalismo econômico e o império da lei, afinal, funcionam.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]