• Carregando...
Trump faz discurso firme, maduro e incisivo
| Foto:

O presidente Donald Trump acaba de fazer seu pronunciamento após os ataques do regime iraniano a bases militares americanas no Iraque. A presença dos líderes militares e do vice-presidente Mike Pence reforçou a imagem de união: o presidente falou em nome de todos.

Antes de dar bom dia, Trump repetiu que o Irã jamais terá uma bomba atômica durante sua gestão. Em seguida, mostrou firmeza, descreveu em pormenores quem era Suleimani, um líder terrorista que espalhou o caos pela região e matou americanos, justificando assim sua morte.

Trump alfinetou bastante a gestão de Obama, responsável por um acordo lamentável que serviu apenas para enviar recursos bilionários para o regime, que usou o dinheiro para avançar com seu projeto terrorista. O presidente disse que não há mais espaço para essa postura, e que o recado dado ao regime dos aiatolás foi muito claro.

Também anunciou o aumento das sanções econômicas ao Irã. E conclamou os demais países da OTAN a se unirem aos Estados Unidos na pressão, para que o Irã possa mudar de postura e florescer economicamente num ambiente de paz.

Até a CNN teve que admitir que Trump falou de uma posição de força. A comentarista da emissora lamentou os ataques a Obama, naturalmente, mas Trump está certo nisso. Dinheiro não tem carimbo. Mandar mala de dinheiro para aiatolá serviu só para financiar o terrorismo. A mudança de atitude é uma tentativa de Trump de resgatar a política de dissuasão.

O presidente foi firme, fez um discurso sóbrio e maduro, demonstrou força, traçou limites claros, reforçou que não houve qualquer baixa americana nos ataques (uma condição imposta), e abriu espaço para a retomada das negociações, desde que numa condição bem diferente, sem as concessões indevidas de Obama.

A bola estava na quadra de Trump após os ataques, e o presidente rebateu com força. Resta aguardar os próximos passos do regime iraniano. Mas, ao que tudo indica, uma grande vitória do presidente americano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]