• Carregando...
Afinal, qual é o legado econômico de Michel Temer? – Jovem Pan
| Foto:

Comentário no Jornal da Manhã de hoje:

Temer sai com baixa popularidade, odiado por quase todos, mas talvez seja uma análise injusta, ao menos no que diz respeito ao seu legado econômico. Quem fez um belo resumo da coisa foi o ex-diretor do Banco Central Alexandre Schwartsman, na Folha. Eis o essencial do que Temer fez:
Conjuntura: foi um governo que assumiu com a economia em queda livre. Naquele momento o país chegava ao nono trimestre de recessão, acumulando queda de 7% do PIB. Assim, o desemprego (sazonalmente ajustado), que chegara a 6,6% no primeiro trimestre de 2014, superava 11% no segundo trimestre de 2016, correspondendo a cerca de 11,6 milhões de pessoas, refletindo, entre outras coisas, a perda de 2,4 milhões de postos de trabalho formal.
A inflação marcava 9,3% (mais que o dobro da meta), enquanto o déficit primário do setor público (já limpo de “pedaladas” e afins) naquele ano atingia incríveis R$ 252 bilhões, ou seja, 3,7% do PIB.
Em contraste, este ano o PIB deve crescer 1,3%, enquanto o desemprego segue alto, 12%, embora em leve queda, decorrente da criação de 1,4 milhões de postos de trabalho nos últimos 12 meses. Por fim, a inflação se encontrava na casa de 4%, abrindo a possibilidade de manutenção da Selic no nível mais baixo de sua história por um longo período.
Se o legado conjuntural é positivo, mas frustrante pela perspectiva do crescimento, o legado institucional é mais sólido, segundo Schwartsman. A reforma trabalhista foi boa, reduzindo a incerteza nas relações de trabalho, fenômeno que deve facilitar a expansão do emprego formal quando a economia acelerar de fato. As alterações na governança das estatais, ainda que sob ataque no Congresso, também representaram mudança importante, diminuindo o espaço para indicações políticas. A criação da TLP deve corrigir parte das distorções oriundas do crédito direcionado, com consequências positivas para o desempenho fiscal, bem como para a orientação correta do investimento.
Por fim, a criação do teto de gastos, embora não seja a palavra final do ajuste, explicitou o dilema fiscal no país: se queremos controlar a despesa, há que se reformar o dispêndio obrigatório, que hoje supera 90% do gasto federal.

Faltou, claro, a reforma previdenciária, prejudicada por conta do escândalo da JBS, aquela espécie de golpe do Rodrigo Janot. Mas Temer teve o mérito de preparar uma ponte para o futuro, estancando a sangria da era petista. A bola está quicando. Agora Bolsonaro precisa chutar e marcar o gol com mais reformas liberais.
Rodrigo Constantino
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]