O Instituto Paraná Pesquisas divulgou um levantamento, nesta quarta-feira (13) sobre a intenção de votos dos eleitores paulistanos para a disputa nas eleições municipais em outubro de 2024. Guilherme Boulos (PSOL) segue liderando a corrida eleitoral com 31,1% das respostas, seguido pelo atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), com 25,4%.
A deputada federal Tabata Amaral (PSB) aparece em terceiro lugar com 8,9% das intenções de voto. Já o ex-ministro do Meio do Ambiente Ricardo Salles (PL) ficou com 8,3%. Em quinto, o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil) com 5,4% e para fechar a pré-candidata do Partido Novo, Marina Helena, com 3,1%.
O instituto entrevistou 1.046 eleitores, entre os dias 6 e 9 de dezembro. A pesquisa possui um grau de confiança de 95% com uma margem de erro de 3 pontos percentuais. O modelo de pesquisa adotado foi a “estimulada”, ou seja, quando o instituto diz as opções de candidato e o entrevistado escolhe um deles.
O Paraná Pesquisas também simulou um eventual segundo turno entre Guilherme Boulos e Ricardo Nunes. O atual prefeito venceu o deputado federal por 41,3% para Nunes, contra 39,8% para Boulos. O prefeito se destacou entre os homens, enquanto Boulos foi melhor com as mulheres.
Entre os quatro melhores colocados na pesquisa, a pesquisa questiona “quem os eleitores não votariam de jeito nenhum”. Ricardo Salles foi quem teve a maior rejeição com 43,6%, seguido por Guilherme Boulos 39,3%. Nunes ficou logo atrás com 38,4% e Tabata fecha com 35,2%.
Na mesma dinâmica, o Paraná Pesquisas questionou os entrevistados sobre “não o conhece suficientemente para opinar” – Ricardo Salles também aparece em primeiro com 16%, seguido por Tabata com 9,2%. Nunes e Boulos ficaram empatados tecnicamente com 2,6% e 2,7% respectivamente.
Avaliação da gestão de Nunes, Tarcísio e Lula
A administração Ricardo Nunes também foi avaliada pela pesquisa, sendo que 33,2% dizem ser boa ou ótima. Outros 35,1% acham regular e 30% ruim ou péssima. Por fim, 55,3% aprovam a gestão do atual prefeito, enquanto 41,1% desaprovam e outros 1,6% não sabem ou não responderam.
Na gestão estadual, os números foram: 36,2% acham a administração de Tarcísio de Freitas (Republicanos) boa ou ótima. Outros 31,8% regular e 30,2% dizem ser ruim ou péssima. Para 52,5%, a gestão de Tarcísio está aprovada e 43,8% desaprovam. Outros 3,7% não sabem ou não responderam.
Já no governo federal, 36,7% consideram a gestão do presidente Lula (PT) boa ou ótima, 28,4% dizem ser regular, enquanto 33,5% acham ruim ou péssima. A administração do petista é aprovada por 55,1%, enquanto outros 42% desaprovaram e 3% não sabem ou não responderam.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião