• Carregando...
 |
| Foto:

Adolescente não foge à regra

O hábito de se dormir após o almoço é especialmente comum entre os adolescentes. "Eles costumam se sentir muito mais cansados durante à tarde porque, em geral, são privados de sono. Eles acabam dormindo muito menos do que seria necessário, por ir para a cama tarde e ter de acordar cedo para estudar", explica a psiquiatra Gisele Minhoto.

Leia a matéria completa

Quem nunca teve vontade – para não dizer necessidade – de tirar um breve cochilo logo após o almoço? Os olhos pesam, o corpo fica mole e a vontade de encostar a cabeça e levantar os pés é quase incontrolável. Como explica o neurologista Marcelo Mariano da Silva, médico da Paraná Clínicas e dos hospitais Evangélico e Santa Cruz, essa sonolência é causada pela digestão, que força o organismo a direcionar um fluxo maior de sangue para o estômago, fazendo com que o cérebro fique menos oxigenado e reduzindo a temperatura corporal.

Muitos ainda pensam que dormir alguns minutos no meio da tarde é coisa de preguiçoso, mas o costume de tirar a sesta – institucionalizado há séculos em países como Espanha, México e Portugal – está ganhando cada vez mais adeptos no Brasil, por promover uma série de benefícios à saúde.

Segundo Silva, dormir entre 15 e 30 minutos após o almoço diminui o risco de doenças cardíacas e de problemas digestivos, ameniza os sintomas do estresse, melhora o humor, o desempenho sexual e o rendimento no trabalho, aumenta a capacidade de pensamento e de tomada de decisão e a capacidade de aprender coisas novas. "Quem consegue fazer essa pausa no meio da tarde também costuma sentir menos dores de cabeça e tem menos necessidade de ingerir bebidas alcoólicas e cafeína", completa o especialista.

Mas, para sentir de fato todos os benefícios descritos acima, a sesta precisa ser praticada quase que diariamente. "É preciso tirar esse cochilo no mínimo quatro vezes por semana ou não vai adiantar nada, pelo contrário. Poderá atrapalhar o sono durante à noite", explica o neurologista.

Dormir mais do que 45 minutos durante o dia também pode trazer prejuízos à qualidade do sono noturno, como explica a psiquiatra especialista em sono Gisele Minhoto. "O período ideal para a sesta é de 20 minutos. Quem sofre de insônia não deve dormir à tarde. E quem tem refluxo gastroesofágico também deve evitar dormir logo após qualquer refeição", aponta.

No Brasil, o costume de dormir à tarde não é tão difundido quanto na Europa Mediterrânea, mas costuma ser praticado principalmente nas regiões mais quentes do país, como o Norte e o Nordeste. Algumas empresas brasileiras, ao perceber o aumento de produtividade de seus funcionários, também incentivam a prática. É o caso do laboratório botânico Herbarium, que criou um espaço de lazer e de descanso para os seus funcionários.

O assistente de recursos hu­­manos Rafael de Freitas Lopes, 22 anos, chegou a mudar o seu horário de almoço para poder dormir mais tranquilamente. "Enquanto a maioria almoça entre o meio-dia e a uma da tarde, eu só saio a partir das 13h30. Assim, sou o último a almoçar e tenho o sofá só para mim", conta ele, que dorme entre 30 e 40 minutos, de quatro a cinco vezes por semana.

Segundo Rafael, a soneca da tarde faz com que ele se sinta renovado e nunca prejudicou o período de descanso noturno. "Faz toda a diferença, tenho muito mais disposição. O problema é quando eu não consigo dormir. Sinto falta daquela pausa no meio da tarde."

Já a concessionária Ecovia inaugura hoje um espaço de descanso para os seus colaboradores. A assistente de ouvidoria Josiane Fran­cisca Ferreira, 25 anos, não vê a hora de poder estrear o Gazebo, como é chamado pelos colegas. "Mesmo quem não tem o hábito de dormir vai poder, pelo menos, relaxar, ler um livro e dar um tempo nos assuntos do trabalho", conta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]