• Carregando...
Depois de ingerir produtos industrializados como maionese e catchup e frutas ácidas, o ideal é dar um tempo antes de escovar os dentes | Antonio Costa/ Gazeta do Povo
Depois de ingerir produtos industrializados como maionese e catchup e frutas ácidas, o ideal é dar um tempo antes de escovar os dentes| Foto: Antonio Costa/ Gazeta do Povo

Sucos, refrigerantes, vinagres, cervejas, vinhos, café, chá, maionese, catchup e condimentos em geral. Frutas como abacaxi, laranja, limão e kiwi. Estes alimentos carregam em sua composição os chamados acidulantes, que provocam a acidez da boca e podem causar erosão, caracterizada pela desmineralização do esmalte dos dentes. Como é difícil deixar de consumi-los, a dica é reduzir a exposição a eles, para evitar problemas.

Normalmente, o pH da cavidade bucal é 7, o que significa neutralidade, ou seja, nem ácido nem básico. Alimentos ácidos causam uma diminuição desse pH e interferem na composição do esmalte, causando a erosão. "O ácido rouba íons de cálcio e fosfato do esmalte", diz a especialista e professora de dentística restauradora da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) Mary Pereira Heck. De acordo com ela, o aspecto do dente fica diferente e é possivel ver quando a desmineralização está ocorrendo. "O dente fica mais liso e opaco. Às vezes é possível, pela translucidez do esmalte desmineralizado, ver o esboço da dentina, camada abaixo do esmalte", diz. Segundo ela, a erosão acontece com frequência na região cervical, encontro da coroa dental e da gengiva, porque ali há menor quantidade de esmalte e maior retenção de alimentos, completa.

Além do comprometimento do esmalte, em alguns casos a erosão ácida pode atingir a dentina, segundo o dentista gerente de relacionamento profissional e científico da Johnson & Johnson Brasil, José Eduardo Pelino. "Como há terminações nervosas, o paciente pode desenvolver sensibilidade leve, moderada ou grave. A leve é um dorzinha com a ingestão de alimentos muito quentes ou muito frios. A grave se caracteriza por dor constante ao falar, comer ou beber em qualquer temperatura", diz. Para reverter o quadro, é necessário ir ao dentista, para controlar a acidez ou restaurar os dentes, dependendo do grau da erosão.

Cuidados

Se não é possível eliminar os alimentos ácidos da dieta, é recomendável que sejam consumidos em menor frequência e por menos tempo. "É preferível tomar um refrigerante de uma vez só do que tomar pequenos goles ao longo do dia, expondo várias vezes os dentes ao ácido", afirma o professor do curso de Odon­tologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Cassiano Rösing.

Os especialistas indicam que se aguarde um tempo antes de escovar os dentes após ingerir alimentos ácidos. Mary baseia-se em artigos científicos para firmar que é necessário esperar de 15 a 30 minutos antes de escovar os dentes, para que a saliva opere contra o ácido. "Ela precisa desse tempo para remineralizar o esmalte e neutralizar o pH." A opinião de Rösing é a mesma, de esperar, mas indica um tempo maior. "É recomendado esperar, no mínimo, 30 minutos, para a saliva fazer o tamponamento do ácido. Ao escovar logo em seguida, a pessoa pode intensificar a descalcificação, por friccionar o dente com substâncias abrasivas da pasta", revela.

Pelino recomenda outro procedimento. A escovação ideal é aquela feita em, no máximo, 15 minutos após a ingestão do alimento ácido. "è importante saber que, além da erosão pelo ácido, há o problema da fermentação dos restos de comida pelas bactérias, o que também desmineraliza. Depois de comer, o pH da boca fica em torno de 5,6. A saliva ajuda a neutralizar, mas não podemos confiar apenas nela. É preciso limpar a região, remover a placa e levantar o pH", diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]