• Carregando...
A médica Maria Cristina durante aplicação de eletroacupuntura | Valterci santos/Gazeta do Povo
A médica Maria Cristina durante aplicação de eletroacupuntura| Foto: Valterci santos/Gazeta do Povo

Orientação

Muito fatores influenciam o processo de envelhecimento e essas alterações provocam o afinamento da pele, flacidez e o surgimento de rugas. Por isso é preciso:

- Evitar luz solar.

- Ter boa alimentação.

- Equilibrar o ritmo de atividade e o repouso.

- Estar em boas condições emocionais.

- Não fumar.

- Beber muito líquido (água, sucos naturais, chá verde).

Fonte: Maria Cristina Cerqueira e Silva, da Clínica Ch´an Tao – (41) 3338-7774.

Quem pode aplicar a técnica

A acupuntura foi reconhecida como especialidade da área de saúde em 1985 pelo Conselho Federal de Fisioterapia e especialidade médica desde 1995 pelo Conselho Federal de Medicina. Há uma polêmica que se arrasta há anos sobre o fato de ser ou não considerada técnica de exclusiva utilização dos médicos.

Além de ser aplicada por eles, também é feita por fisioterapeutas, psicólogos, dentistas e fonoaudiólogos. Nas universidades, os cursos são oferecidos como especialização a profissionais com graduação em saúde.

Para o ginecologista e acupunturista Jacques Aizental, do ambulatório de acupuntura do Hospital de Clínicas da UFPR, a atividade deveria ser exclusiva dos médicos. "Assim como a pediatria, que pode ser praticada somente por médicos."

O fisioterapeuta e especialista em acupuntura Walmir Romanini, coordenador da pós-graduação em Acupuntura Tradicional Chinesa da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) discorda. "Nem na China é dada como área específica da Medicina."

Nesse caso, o mais indicado é certificar-se da formação do profissional – dando preferência aos de nível superior na área da saúde – e da regulamentação dos conselhos que os representam.

Uma forma de manter a saúde e a beleza naturalmente e sem muito sofrimento, podendo dispensar o uso de remédios ou a compra de uma série de cremes, é aderir à acupuntura estética. Inimigas mortais do universo feminino, as rugas e celulites podem ser prevenidas, amenizadas e até eliminadas em alguns casos. A técnica voltada à estética, utilizada há mais de dez anos no Brasil, abrange práticas da medicina tradicional chinesa baseadas na estimulação e manutenção do equilíbrio interno do organismo. Em Curitiba, a técnica começa a chegar em algumas clínicas.

Para o tratamento, iniciado após avaliação física e psíquica do paciente, são utilizadas agulhas finíssimas. Associada a elas pode ser aplicada a eletroacupuntura, que contrai músculos relaxados (flácidos) e relaxa músculos tensionados, responsáveis por rugas.

As agulhas são fixadas em pontos localizados na região a ser tratada, em conjunto com outros recursos da medicina chinesa que estimulam a circulação sanguínea local e a produção de colágeno. A sessão pode incluir meditação e utilização de ervas medicinais em forma de creme e chá. Tudo associado a recomendações, entre elas alimentação equilibrada e a prática de esportes.

Na Clínica Ch’an Tao, que aplica a técnica chinesa em Curitiba, o público ainda é exclusivamente feminino. Segundo a médica e proprietária Maria Cristina Cerqueira e Silva, a maioria das pacientes (70%) tem entre 40 e 65 anos e quer cuidar da face. "O campeão de reclamações é o bigode chinês (sulcos que se formam entre as extremidades inferiores do nariz e os cantos da boca)", comenta. As demais pacientes – entre 20 e 30 anos – têm como foco a celulite. As queixas mais frequentes envolvem coxas e nádegas.

Para resultados eficazes em ambos, o tratamento deve ser realizado em pelo menos duas sessões por semana durante os primeiros três meses, seguidos de manutenção mensal. Cada sessão dura cerca de uma hora.

Segundo Maria Cristina, quem procura a acupuntura estética geralmente quer fugir de procedimentos cirúrgicos – por serem muito jovens, pelos efeitos colaterais e riscos – ou amenizar sinto-mas da menopausa. "A redução de hormônios nessa fase causa muitas debilidades, facilitando o aparecimento de marcas na pele por depressão, mau humor e baixa da autoestima", explica. O botox, método que paralisa músculos do rosto e impede que as rugas apareçam, é outra opção para aquelas que não querem cirurgia. Porém, ela é menos eficaz, na opinião da especialista. "Fica mais artificial e é bem mais caro". Uma aplicação de botox pode custar até dez vezes mais.

Resultados

A acupuntura estética proporciona efeitos duradouros por um tempo médio de seis meses. Mas não há milagres, eles dependem do exclusivo comprometimento do paciente. Segundo o acupunturista José Calomeno, chefe do Departamento de Anatomia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é essencial ter hábitos de vida adequados, como boa alimentação, para conferir bons resultados estéticos. "O corpo deve ser tratado como um todo, para haver uma repercussão melhor na parte exterior", avalia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]