• Carregando...
 |
| Foto:

Eles não substituem os médicos, nem a ida ao consultório, mas facilitam a vida de quem se preocupa com a saúde. Os aplicativos (apps) disponíveis para smartphones e tablets prestam um serviço que ajuda os pacientes a administrar seus remédios durante o dia, a contar as calorias das refeições, monitorar o sono, o índice de glicose e até o período menstrual. A maioria dos apps, ainda, é gratuita e usar a ferramenta não traz dificuldades mesmo para aqueles menos familiarizados com inovações tecnológicas.

Veja outros aplicativos para saúde

"Antes dos aplicativos serem inventados, as pessoas criavam várias alternativas para não esquecer seus remédios: escreviam mensagens nos calendários, colocavam a embalagem do remédio ao lado da pasta de dente. Hoje, os pacientes sempre estão com os celulares ao lado e os apps facilitam o processo", analisa o ginecologista e diretor da unidade de negócios de saúde feminina do laboratório Bayer, Fernando Caron.

Preocupado com o fato de sua sogra, uma senhora de 84 anos, esquecer de tomar seus remédios com frequência e até trocá-los, o engenheiro industrial Hélio Antônio Assalim decidiu agir por meio da tecnologia. Mesmo sem conhecer profundamente o funcionamento das plataformas iPhone e iPad, ele idealizou o app É Hora. "Primeiro pensei em um programa de computador, mas isso não seria tão ágil. Ter algo a mão seria melhor. Desenhei o projeto e demos um iPad para minha sogra melhorar seu controle de medicações", conta.

Confira as sugestões de apps de saúde:

Hora da Pílula

Bastante popular entre o público feminino, este app fornece lembretes que indicam o momento em que a mulher deve tomar a pílula anticoncepcional diária. As configurações permitem ajustar o melhor horário para o lembrete. O layout apresenta uma cartela com a quantidade de pílulas da embalagem real.

Compatível com: iPhone, iTouch e iPad.

Grátis

Period Diary

Registra o período menstrual da usuária. Nele é possível gravar dados sobre sintomas como dores de cabeça e cólicas recorrentes. O app produz gráficos e relatórios dos ciclos, que podem ser enviados por e-mail e ser muito úteis durante a conversa com o médico.

Compatível com: iPhone, iTouch e iPad.

Grátis

Sleep Bot Tracker Log

Assim como o Sleep Cycle para iPods, este app analisa o sono do usuário, disponibiliza informações em gráficos, indica quantas vezes a pessoa acordou durante a noite e também faz o mais simples: funciona como um despertador.

Compatível com: Android.

Grátis

Sleep Cycle alarm clock

Não só acorda o usuário, mas também analisa a qualidade do sono. Antes de dormir é preciso colocar o aparelho sobre o lençol, com a tela virada para baixo. O aplicativo monitora os movimentos da pessoa enquanto ela dorme. Ao despertar, é possível conferir um gráfico com cada fase do sono.

Compatível com: iPhone, iTouch e iPad.

Pago: USD 0.99

Drinking Water

Este aplicativo lembra o usuário de tomar a quantidade de água necessária durante o dia. É possível programar o número de copos a serem consumidos. O app emite sons que indicam que é hora de uma pausa para se hidratar, além de compor um gráfico sobre o hábito de beber este líquido tão importante.

Compatível com: Android.

Grátis

Pillboxie

Memória fraca não é mais desculpa. O aplicativo lembra a hora certa de tomar o remédio. Ele tem uma série de imagens de pílulas, comprimidos, cápsulas, inalador, injeção e pó, que deixam o processo mais atrativo. Dá para escolher o formato, as cores dos medicamentos e escrever o nome de cada um.

Compatível com: iPhone, iTouch e iPad.

Grátis

Calorie Counter & Diet Tracker

Tem um banco de dados com mais de 1 milhão de alimentos. O app conta calorias da dieta e fornece gráficos com grupos de nutrientes mais consumidos pelo usuário. Dá para traçar metas para perder peso e registrar exercícios físicos feitos. Apesar de ser em inglês, tem informações em português.

Compatível com: iPhone, iTouch, iPad, Android, Blackberry e Windows Phone 7.

Grátis

VirtuaGym

Com este personal trainner virtual, o usuário pode fazer várias séries de exercícios físicos, durante o tempo que tiver disponível – mesmo que sejam apenas 15 minutinhos por dia. Um avatar 3D mostra como os movimentos devem ser feitos, o que facilita a vida de quem deseja entrar em forma sem errar os exercícios.

Compatível com: Android.

Grátis

Glicocare

Permite que o usuário acompanhe suas medidas de glicose e tenha acesso a gráficos, dicas de saúde e de atividades físicas para controlar o nível de açúcar no sangue. Os registros podem ajudar o paciente a expor, de forma mais fácil, as variações de seu nível de glicose ao médico.

Compatível com: iPhone, iTouch e iPad.

Grátis

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]