• Carregando...

Cerca de 70 mil crianças com idade entre 2 e 4 anos devem ser vacinadas contra a Gripe A H1N1 em Curitiba. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as doses começam a ser aplicadas na segunda-feira (24) nas unidades básicas de saúde. A inclusão destas crianças na campanha nacional de vacinação foi anunciada nesta sexta-feira (21) pelo Ministro da Saúde José Gomes Temporão.

Segundo o ministério, as crianças nesta faixa etária apresentam maior vulnerabilidade a desenvolver complicações pela nova gripe, depois dos grupos prioritários já incluídos na campanha. para elas, a vacina será aplicada em duas doses, sendo a segunda 21 dias depois da primeira.

O ministro também prorrogou até o dia 2 de junho o prazo de duração da campanha, que terminaria nesta sexta. Neste período poderão tomar a vacina pessoas de 30 a 39 anos e gestantes. Pela manhã, a procura pela vacina nos postos de Curitiba foi acima do normal e as pessoas tiveram que enfrentar fila.

Na unidade de saúde Medianeira, no bairro Boa Vista, haviam sido distribuídas 103 senhas para vacinação até as 14 horas. Na unidade de saúde do Capanema, no bairro Prado Velho, a movimentação também foi grande. Uma das pessoas que recebeu a dose contra a gripe A nesta sexta-feira foi Claudemir Varasquim, 37 anos, que trabalha na área de consultoria.

Ele foi até o posto do Capanema no seu horário de almoço, por volta das 12h45. Varasquim afirmou que não conseguiu se vacinar anteriormente por causa de seu trabalho. "Eu tinha apenas o fim de semana para receber a dose. mas o posto de saúde perto da minha casa não estava aplicando a vacina", afirmou. Nos fins de semana, a imunização ocorre somente nos centros municipais de urgências médicas.

Segundo a Secretaria, 183,2 mil curitibanos entre 30 e 39 anos se vacinaram contra a gripe A até o meio-dia desta sexta-feira (21). Esse número representa 57,7% das 317,5 pessoas que deveriam ser imunizados contra a nova gripe na capital. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% das pessoas de cada grupo prioritário.

Veja no mapa a localização das unidades básicas de saúde de Curitiba

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]