• Carregando...

Com pouco mais da metade dos adultos de 30 a 39 anos vacinados contra a gripe A(H1N1) – a gripe suína – até a manhã de ontem, a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba decidiu prorrogar a campanha de imunização, que terminaria hoje. No fim de semana, as unidades de saúde 24 Horas continuarão aplicando a vacina.

Todos os outros grupos que já tiveram seu período de vacinação encerrado também podem procurar os postos, mas a prioridade será dada aos adultos de 30 a 39 anos, às gestantes e às crianças que precisam receber a segunda dose da imunização. A secretaria espera que os cerca de 160 mil cidadãos desse grupo que ainda precisam se vacinar compareçam em massa no fim de semana. O Ministério da Saúde comunicou que não vai se pronunciar quanto a uma possível extensão nacional da campanha até o pronunciamento do ministro José Gomes Temporão, que ocorre hoje. Ele fará um balanço do andamento das vacinações em todo o país.

Apesar da baixa adesão entre os adultos, a capital paranaense já cumpriu a meta de vacinação. As 931.677 doses aplicadas até a manhã de ontem representavam 103,4% do total esperado, de cerca de 901 mil pessoas. No caso dos idosos com doenças crônicas, o número de vacinados foi superado em quase três vezes: enquanto a expectativa era de vacinar 38.347 idosos, o número atual já ultrapassa 100 mil, principalmente porque muitos dos que foram vacinados não tinham as pré-condições especificadas. Mesmo assim, segundo a Se­­cre­taria Municipal de Saúde, a alta procura entre idosos não está causando falta de vacinas para os demais grupos.

Clínicas

A vacina contra a gripe A está em falta nas cinco clínicas particulares que comercializam o produto em Curitiba. A rede privada é a alternativa que as pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde têm para garantir a imunização. Em algumas clínicas, as doses estão em falta há pelo menos 15 dias e não se sabe quando chegarão novos lotes. O preço das vacinas varia entre R$ 80 e R$ 130.

A clínica Alergoclin deve receber um novo lote hoje. A Proteção Vacinas e a Medi Line Soros e Vacinas esperam mais doses na próxima semana. No laboratório Frischmann Aisen­gart não há previsão para quando o laboratório deve receber mais medicamentos. Já a clínica Paciornik informa em mensagem automática que aguarda novas doses e que os interessados devem retornar o telefonema a partir de segunda-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]