• Carregando...
A calvície está associada a uma sensibilidade à testosterona | Daniel Caron/Gazeta do Povo
A calvície está associada a uma sensibilidade à testosterona| Foto: Daniel Caron/Gazeta do Povo

Prevenção

Homens com parentes calvos podem procurar tratamento preventivo para retardar o enfraquecimento dos fios ainda na adolescência. A técnica consiste em diminuir a oleosidade do couro cabeludo com o uso de xampus especiais. "Também é bom evitar traumas mecânicos, como alisamentos, e o excesso de sol, além da ingestão de complementos vitamínicos. É bom alertar que esses recursos apenas retardam o aparecimento dos sinais. São incapazes de evitar a calvície", explica a dermatologista Daniela Landim.

Mitos

Veja os maiores mitos associados à calvície masculina e entenda por que eles não são verdade:

• Não lavar o cabelo ajuda a controlar a calvície.

Pelo contrário, deixar de lavar o cabelo regularmente causa um acúmulo de hormônios na região do couro cabeludo, aumenta a queda de cabelos e acentua a calvície. Como é comum as pessoas com propensão ao problema terem couro cabeludo mais oleoso, não lavar os fios também aumenta a produção de sebo e pode levar à dermatite seborreica. Por isso, a dica dos dermatologistas é lavar o cabelo normalmente, enxaguar bastante para não deixar condicionador acumulado na raiz e manter sempre o couro cabeludo limpo.

• A queda acentuada de cabelo é a principal causa do problema.

A queda não causa a calvície. O que acontece é que, quando o cabelo cai, os folículos geralmente produzem fios mais fracos. Com o passar do tempo, esses fios vão ficando cada vez mais sensíveis até que não crescem mais.

• Usar boné ou chapéu gera calvície.

A menos que o boné, chapéu, capacete ou touca de natação cause uma compressão excessiva da cabeça – a ponto de gerar dor e diminuir a circulação de sangue no couro cabeludo –, eles não têm qualquer relação com a calvície. Um cuidado é ficar de olho se eles não estão abafando demais o couro cabeludo, o que gera seborreia e pode desencadear uma queda de cabelo.

• Tomar vitamina A ajuda a controlar o problema.

Na verdade, a suplementação de vitamina A não faz diferença para calvície e também é mito de que ela ajuda a fortalecer os cabelos e deixá-los mais fortes e sedosos. O que realmente faz diferença é ter bons hábitos, como uma alimentação saudável e equilibrada, praticar exercícios físicos três vezes por semana, não fumar e não abusar da ingestão de bebidas alcoólicas.

• Usar xampu antiqueda previne a calvície.

O uso desse tipo de xampu não tem qualquer influência na calvície. Geralmente, esses produtos vêm com uma observação no rótulo, ressaltando que deve ser utilizado para proteger os fios e evitar a queda em pessoas que fazem tratamentos químicos nos cabelos. No caso de pessoas com a calvície diagnosticada, o melhor é apostar em produtos com zinco e cetoconazol, que ajudam a controlar o problema.

Temida pela maioria dos homens, a calvície é incurável e, por enquanto, apenas um tratamento é comprovadamente eficaz para contê-la. Uma descoberta recente deu novo fôlego à luta contra o proble­­ma. No mês passado, pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, disseram ter identificado uma proteína responsável pela calvície. O estudo apon­­ta que a área calva tem três vezes mais quantidade de prostaglandina D2, que inibe o crescimento dos fios, que a área com cabelo. Contudo, es­­­­pe­cialistas veem a novidade com ressalvas.

A expectati­va agora é de que a descober­ta origine novas medicações, com efi­­cácia maior do que as atuais. "Talvez seja possível gerar inibidores dessa proteína no futuro, mas ainda é cedo para saber. Em estudos para outros problemas, que usaram bloqueadores desse tipo, relatos de pesquisadores são de que não foi notada influência no crescimento dos cabelos", diz a dermatologista e membro da Sociedade Internacional de Cirurgia de Restauração Capilar (ISHRS, na sigla em inglês) Christine Graf Guimarães.

O problema

Causada por características genéticas, a calvície tem influência hereditária e está associada a uma sensibilidade à testosterona, o hormônio masculino, que afeta o crescimento dos cabelos. Os primeiros sinais podem aparecer ainda na adolescência, mas o mais comum é que sejam percebidos entre os 25 e os 40 anos. "Muitos se preocupam com a queda acentuada de cabelo, que pode ser o evento inicial, mas nem sempre ela aparece. O principal sinal é a mudança da característica do cabelo, que passa a crescer de forma mais lenta e fica progressivamente mais fino até ser completamente eliminado", comenta a dermatologista do Hospital Vita Fabiane Mulinari Brenner.

Os homens devem ficar de olho nesses sinais e procurar um dermatologista assim que notarem as primeiras alterações. "Quanto antes começar o tratamento, melhores são os resultados. Há pacientes que me procuram depois de dez anos de calvície e querem recuperar os fios que já perderam. Hoje, isso ainda não é possível, e o tratamento serve para frear a perda e ter pequenos ganhos", explica a dermatologista Daniela Landim.

Tratamento

Por enquanto, o tratamento mais eficaz com comprovação médica para a calvície masculina é a combinação do uso de medicamento, tônico capilar e xampu. Há também quem recorra ao transplante de cabelo. Confira mais detalhes:

Finasterida

Ingerida em forma de comprimido, bloqueia a ação da testosterona nos cabelos. Tem uso diário e contínuo. Em 1% dos casos pode gerar alguns efeitos colaterais, como diminuição da libido e impotência sexual. Mesmo assim, comprovadamente não interfere na fertilidade e apenas reduz o volume da ejaculação.

Minoxidil

Usado como tônico, serve para engrossar os fios. Deve ser aplicado diariamente, duas vezes ao dia, diretamente no couro cabeludo.

Cetoconazol e zinco

Servem para evitar o enfraquecimento dos fios e devem fazer parte da fórmula do xampu – usado duas ou três vezes por semana. Nos demais dias, deve-se usar outro produto que retire a oleosidade do couro cabeludo.

Segundo especialistas, emgeral, a combinação com o minoxidil e a finasterida leva três meses para reduzir a queda. Em seis meses, os fios passam a engrossar.

Laser de baixa intensidade

Como age diretamente nos folículos capilares, acelera a irrigação do couro cabeludo e apresenta bons resultados no espessamento dos fios. Indicado para todos os tipos de paciente. Com um mês de tratamento é possível notar resultados. Deve ser associado ao uso da finasterida, minoxidil e dos xampus para controle da calvície.

Transplante de cabelos

Consiste em retirar fios da região da nuca e redistribuí-los na área calva. Como é um processo cirúrgico, a pessoa deve procurar um profissional habilitado e de confiança. Assim como o laser, precisa ser associado com a medicação e o uso de produtos indicados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]