• Carregando...
 | Marcelo Elias/ Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Elias/ Gazeta do Povo

Você faz parte do amplo universo de pessoas que na hora de dar uma aparada nas unhas arranca sem dó toda a cutícula? Então cuidado: você está abrindo caminho para uma infinidade de micro-organismos que podem cedo ou tarde te incomodar. Embora os médicos concordem que raramente aconteça uma infecção mais séria – como por hepatite ou pelo vírus da aids –, abrir mão desta pele pode ser a causa de incômodas inflamações e do enfraquecimento da unha.O infectologista e professor da Universidade Positivo Moacir Pires Ramos explica que a cutícula está lá com uma função – que não é atrapalhar a beleza das mãos: "Ela é como um vedante entre a unha e a pele. Se a pessoa a elimina, deixa um vão livre para sujeiras e para que corpos estranhos possam entrar e fazer a festa", diz. Entre esses invasores estão a levedura Candida albicans, que causa micoses de unha e pele, e até o vírus HIV, em casos mais extremos e bem mais raros.

Mas o caso mais comum no dia a dia e que certamente já foi sentido pela maioria dos detratores da pele, é a paroníquia, segundo o infectologista. "Essa é aquela famosa inflamação em volta da unha que se configura como um machucadinho com sangue, às vezes até com pus. Fica dolorido por dias e, quando não tratada, com a limpeza constante, pode evoluir para uma inflamação bem mais intensa", explica. Pode acontecer pela infecção por micro-organismo ou por uma lesão causada na hora de arrancar a cutícula.

O risco é maior ainda para quem trabalha com saúde e com limpeza, alerta Ramos. "Quando a pessoa vive em contato com um ambiente de alto risco de infecção, como os médicos e enfermeiros, não se deve retirar a cutícula em nenhuma hipótese. Pessoas que sempre lavam roupa ou louça à mão também devem repensar a atitude."

Para garantir a beleza das mãos, mas também a saúde, uma solução é apenas empurrar a pele. "Escondê-la é menos arriscado, embora o ideal ainda seja não mexer na proteção. Retirar a cutícula toda é deixar as mãos muito expostas ao risco."

Cuidado nos salões

O dermatologista Alexandre Barbero, da clínica que recebe seu nome, alerta ainda para os riscos nos salões de beleza. "O cliente deve ter certeza de que a manicure está usando um material limpo, senão pode sair de lá infectado", diz. Para isso, ele aconselha levar seu próprio kit de unha. "Pode-se ter alicate, tesoura e lixa próprios e pedir para que a profissional os utilize. Se preferir usar os do salão, o cliente deve ter certeza de que os materiais foram deixados em álcool 70% por pelo menos meio minuto", diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]