• Carregando...
 | Rodolfo Buhrer/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Rodolfo Buhrer/Gazeta do Povo/Arquivo

A confirmação no último fim de semana da relação entre o Zika vírus e o surto de microcefalia em estados do Nordeste ampliou ainda mais as dúvidas de gestantes e mulheres que estão tentando engravidar sobre os riscos da doença. Confira a seguir orientações e recomendações do Ministério da Saúde e do diretor científico da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Paraná (Sogipa), Sheldon Rodrigo Botogoski, sobre o Zika, gestação e os riscos da microcefalia.

Leia mais sobre o zika vírus e o aedes aegypti

Devo adiar os planos de gestação?

Não necessariamente. No caso de mulheres que moram em áreas onde há ou houve surto de Zika, os médicos aconselham a adiar os planos. Mas, no geral, a orientação é de que essa decisão seja tomada pela mulher junto com o médico e a família. Um dos pontos que deve ser levado em consideração é a idade da futura mãe. Para mulheres acima de 35 anos, adiar por um ou dois anos as tentativas para engravidar pode significar reduzir, em muito, as chances de uma gestação.

Posso ficar tranquila se não moro numa região que vive epidemia de Zika vírus ?

Nem tanto. No Paraná, não se tem uma situação de epidemia por Zika vírus até agora. Mas o estado tem o vetor da doença, o mosquito Aedes aegypti, em seu território. O que significa que não está livre do Zika. Neste ano, já foram registrados sete casos da doença aqui – dois autóctones e cinco importados. Em todas as situações, foi realizada uma ação de bloqueio para evitar que o vírus se espalhasse. No caso de grávidas e de quem está tentando a gestação, o melhor é evitar ir a cidades onde há muitos casos de dengue – transmitida pelo mesmo mosquito do Zika – e fazer sua parte para combater o Aedes, eliminando possíveis focos de proliferação do mosquito.

Já estou grávida, o que devo fazer?

Como o Zika é transmitido da mesma forma que a dengue, os cuidados para evitar a doença são os mesmos. Não viaje para áreas endêmicas de Zika ou com uma grande proliferação de mosquitos Aedes aegypti – normalmente são cidades com muitos casos de dengue. Também tome medidas para evitar o mosquito. Mantenha portas e janelas fechadas ou teladas, use calça e camisa de manga comprida – de preferência de cor clara – e utilize repelentes permitidos para gestantes. Elimine os pontos de água parada em casa e, se possível, em áreas vizinhas. Também evite ficar próxima de pessoas com os sintomas do Zika: febre, dores no corpo, olhos vermelhos e manchas vermelhas que coçam muito.

Existe um período da gestação que é mais preocupante uma contaminação por Zika?

O Ministério da Saúde ainda não tem muitas informações sobre o Zika e como ele age no organismo de gestante e dos bebês. De qualquer forma, tudo indica que uma contaminação nos três primeiros de gestação – momento em que as estruturas neurológicas estão sendo formadas –seja o mais arriscado.

Tive Zika e agora quero engravidar, o que devo fazer?

O melhor é procurar aconselhamento médico antes de tomar qualquer decisão. Se já está grávida, informe o seu médico que teve a doença e quando isso ocorreu.

Meu bebê foi diagnosticado com microcefalia, isso quer dizer que tive contato com o Zika?

Não necessariamente. Embora seja um agravo raro, a microcefalia pode ser causada por diversos fatores. Desde o consumo de drogas e a má nutrição da mãe até doenças como a rubéola, a toxoplasmose e o citomegalovírus.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]