i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Tira-dúvidas

Está grávida ou pensando em engravidar? Confira orientações sobre o Zika vírus

  • PorCaroline Olinda
  • 01/12/2015 17:17
 | Rodolfo Buhrer/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Rodolfo Buhrer/Gazeta do Povo/Arquivo

A confirmação no último fim de semana da relação entre o Zika vírus e o surto de microcefalia em estados do Nordeste ampliou ainda mais as dúvidas de gestantes e mulheres que estão tentando engravidar sobre os riscos da doença. Confira a seguir orientações e recomendações do Ministério da Saúde e do diretor científico da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Paraná (Sogipa), Sheldon Rodrigo Botogoski, sobre o Zika, gestação e os riscos da microcefalia.

Leia mais sobre o zika vírus e o aedes aegypti

Devo adiar os planos de gestação?

Não necessariamente. No caso de mulheres que moram em áreas onde há ou houve surto de Zika, os médicos aconselham a adiar os planos. Mas, no geral, a orientação é de que essa decisão seja tomada pela mulher junto com o médico e a família. Um dos pontos que deve ser levado em consideração é a idade da futura mãe. Para mulheres acima de 35 anos, adiar por um ou dois anos as tentativas para engravidar pode significar reduzir, em muito, as chances de uma gestação.

Posso ficar tranquila se não moro numa região que vive epidemia de Zika vírus ?

Nem tanto. No Paraná, não se tem uma situação de epidemia por Zika vírus até agora. Mas o estado tem o vetor da doença, o mosquito Aedes aegypti, em seu território. O que significa que não está livre do Zika. Neste ano, já foram registrados sete casos da doença aqui – dois autóctones e cinco importados. Em todas as situações, foi realizada uma ação de bloqueio para evitar que o vírus se espalhasse. No caso de grávidas e de quem está tentando a gestação, o melhor é evitar ir a cidades onde há muitos casos de dengue – transmitida pelo mesmo mosquito do Zika – e fazer sua parte para combater o Aedes, eliminando possíveis focos de proliferação do mosquito.

Já estou grávida, o que devo fazer?

Como o Zika é transmitido da mesma forma que a dengue, os cuidados para evitar a doença são os mesmos. Não viaje para áreas endêmicas de Zika ou com uma grande proliferação de mosquitos Aedes aegypti – normalmente são cidades com muitos casos de dengue. Também tome medidas para evitar o mosquito. Mantenha portas e janelas fechadas ou teladas, use calça e camisa de manga comprida – de preferência de cor clara – e utilize repelentes permitidos para gestantes. Elimine os pontos de água parada em casa e, se possível, em áreas vizinhas. Também evite ficar próxima de pessoas com os sintomas do Zika: febre, dores no corpo, olhos vermelhos e manchas vermelhas que coçam muito.

Existe um período da gestação que é mais preocupante uma contaminação por Zika?

O Ministério da Saúde ainda não tem muitas informações sobre o Zika e como ele age no organismo de gestante e dos bebês. De qualquer forma, tudo indica que uma contaminação nos três primeiros de gestação – momento em que as estruturas neurológicas estão sendo formadas –seja o mais arriscado.

Tive Zika e agora quero engravidar, o que devo fazer?

O melhor é procurar aconselhamento médico antes de tomar qualquer decisão. Se já está grávida, informe o seu médico que teve a doença e quando isso ocorreu.

Meu bebê foi diagnosticado com microcefalia, isso quer dizer que tive contato com o Zika?

Não necessariamente. Embora seja um agravo raro, a microcefalia pode ser causada por diversos fatores. Desde o consumo de drogas e a má nutrição da mãe até doenças como a rubéola, a toxoplasmose e o citomegalovírus.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.