• Carregando...
O Centro de controle de doenças dos EUA (CDC) confirmou, no total, nove casos de contaminação pelo vírus da zika em mulheres grávidas que residem no país | Antônio More/Gazeta do Povo
O Centro de controle de doenças dos EUA (CDC) confirmou, no total, nove casos de contaminação pelo vírus da zika em mulheres grávidas que residem no país| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Uma mulher que mora no Estado norte-americano do Havaí, e que residiu no Brasil nos estágios iniciais de gestação, deu à luz um bebê com microcefalia. A informação foi divulgada na última sexta-feira pelo Centro de controle de doenças dos EUA (CDC). O órgão também confirmou, no total, nove casos de contaminação pelo vírus da zika em mulheres grávidas que residem no país. Outras duas mulheres acompanhadas pelo centro de controle deram à luz bebês aparentemente saudáveis. Cinco das mulheres apresentaram sintomas associados à zika no primeiro trimestre de gestação.

Confira a cobertura completa sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Segundo autoridades de saúde dos EUA, três das gestantes com zika moram Estado de Illinois e, outras três, na Flórida. A nacionalidade delas não foi informada. De acordo com o CDC, todas contraíram a doença enquanto visitavam ou moravam em países onde há epidemia de zika. A doença tornou-se epidêmica na América do Sul e no Caribe no segundo semestre de 2015.

Desde agosto do ano passado, 257 gestantes foram submetidas a testes para detectar a doença pelo CDC e laboratórios particulares nos EUA. Nove casos foram registrados até agora. Houve dois casos de aborto espontâneo, mas ainda não foi estabelecida qualquer relação entre o incidente a infecção por zika. Duas das gestantes realizaram abortos. Em um desses casos, um exame posterior constatou que o feto tinha formação cerebral incompleta.

Alerta

Também na última sexta (26), o CDC emitiu um alerta de risco para pessoas que pretendem assistir aos jogos olímpicos e Paraolímpicos no Rio de Janeiro neste ano.

Às mulheres grávidas, a recomendação é que elas não venham ao Brasil, que se abstenham de sexo com seus parceiros durante a gestação, ou que usem preservativos, caso eles tenham vindo aos jogos.

Também há recomendação para que as mulheres que tentam engravidar falem com seus médicos antes de uma possível viagem ao Brasil ou outras áreas onde há epidemia.

O órgão reporta que, dentre os 14 casos de possível transmissão por via sexual investigados, dois já foram confirmados, quatro têm indícios de serem verdadeiros e outros dois foram descartados.

Até o momento, 107 casos de infecções por zika relacionados a viagens foram diagnosticadas em 24 estados americanos e no Distrito de Colúmbia, onde fica a capital Washington.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]