• Carregando...

A última análise epidemiológica divulgada pela Secretaria estadual da Saúde mostra que mais de 40 mil paranaenses receberam atendimento para a nova gripe. Este controle é possível porque cada paciente passou por atendimento médico, público ou privado, e teve seus dados preenchidos pelo médico numa ficha de notificação. A ficha é pro­­­cessada pelas 22 Regionais de Saúde, que lançam a informação no cadastro nacional do Mi­­nistério da Saúde, conhecido como Sistema de Informação de Agravos de Notificação, o Sinan. As informações são da Agência Estadual de Notícias.

Estes 40 mil pacientes são considerados casos notificados, ou seja, apresentaram sintomas de gripe, procuraram assistência médica e foram investigados como suspeitos da doença. Essa confirmação ocorreu ou por exame laboratorial, ou exame clínico. Os casos que coletaram material para a análise são subdivididos em confirmados e descartados. Desde o dia 27 de julho o Lacen/PR já processou mais de 7 mil exames, uma média de 200 exames por dia.

O Ministério da Saúde já en­­viou ao Paraná 183.110 tratamentos com oseltamivir (nome comercial do Tamiflu) para adultos e crianças. Desses, pouco mais de 50 mil já foram enviados pela Secretaria aos municípios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]