• Carregando...
No Hospital Regional do Sudoeste, programa de odontologia atende pacientes que precisam de anestesia geral | Divulgação
No Hospital Regional do Sudoeste, programa de odontologia atende pacientes que precisam de anestesia geral| Foto: Divulgação

Programa atende pacientes com doenças mentais

O programa de odontologia hospitalar desenvolvido no Hospital Regional do Sudoeste, em Francisco Beltrão, atende cerca de 60 pacientes por mês. São pessoas portadoras de doenças mentais que não teriam condições de serem atendidas em consultórios odontológicos comuns, pois precisam de anestesia geral. Por meio do programa, já foram feitos 600 procedimentos odontológicos.

O coordenador do programa, o cirurgião-dentista Alcion de Abreu Junior, explica que o perfil de atendimento é de pacientes que se agitariam num consultório. Desde um procedimento simples, como uma restauração, até um mais complexo, como um tratamento de canal, é feito com a pessoa anestesiada.

Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, foi desenvolvido um projeto semelhante. Um consultório para atender pacientes com doenças mentais está em funcionamento desde o fim do ano passado no Hospital Municipal. Conforme os cirurgiões-dentistas Francisco Isaak Nicolas Ciesielski e Rosângela Pironti de Castro, que fazem parte do programa, são atendidos cerca de 40 pacientes por mês. Assim como em Francisco Beltrão, o tratamento é gratuito. De acordo com Abreu Junior, que também orientou a criação do projeto em Ponta Grossa, as iniciativas paranaenses são inéditas no Brasil.

Quem está hospitalizado também precisa cuidar da saúde bucal, principalmente os pacientes em coma ou em situação que os impedem de se locomover. A atenção à boca e aos dentes está longe de ser uma necessidade ligada somente à higiene: em muitos casos, pode evitar o surgimento de novas doenças, que poderiam levar inclusive à morte.

O presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO) no Paraná, Roberto Veiga Cavalli, explica que um paciente hospitalizado abriga micro-organismos na boca que podem ir a outros órgãos do corpo – o pulmão é um dos alvos. A contaminação deste órgão facilita o desenvolvimento de uma pneumonia que, dependendo do caso, pode ser fatal.

Manter a saúde bucal dos pacientes também ajuda a prevenir casos de infecção hospitalar. Diretor da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Costa Santana afirma que, embora não esteja diretamente ligada ao desenvolvimento dessas infecções, a falta de cuidado com a higiene da boca pode ser um dos agentes causadores da contaminação do ambiente hospitalar por bactérias.

Apesar de importante para prevenir doenças, a presença de um cirurgião-dentista nos hospitais ainda não é uma regra geral. Desde 2011, uma lei estadual exige a contratação de dentistas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais. No entanto, essa legislação ainda não foi regulamentada, o que impede que ela seja colocada em prática.

A lei é de autoria da deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) que, neste ano, apresentou uma nova proposta alterando a norma anterior e expandindo a atuação de cirurgiões-dentistas para todos os setores dos hospitais. O projeto está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa.

Também está em discussão, em caráter terminativo, na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, um projeto de lei que prevê o atendimento odontológico a pacientes internados e portadores de doenças crônicas. A proposta exige a presença de dentistas em hospitais de médio e grande porte.

Parceria

Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, a UTI do Hospital Regional Univer­­­sitário passará a oferecer o atendimento odontológico nas próximas semanas. O projeto de extensão, desenvolvido pelo departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), consiste na realização de higiene bucal nos pacientes internados, bem como na orientação dos auxiliares de enfermagem e dos acompanhantes dos pacientes para fazer a higienização de forma correta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]