• Carregando...

Tira-dúvidas

Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :

- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A

A Justiça de Ibiporã acatou um pedido da Secretaria Municipal de Saúde e mandou suspender, durante a noite da quarta-feira (2), as aulas na Escola Estadual San Rafael e na Escola Especial da Apae em razão do aumento de casos confirmados e suspeitos de gripe A H1N1 entre alunos e professores. Com a medida, aproximadamente 900 alunos do ensino médio e fundamental ficarão em casa até a próxima terça-feira (8).

De acordo com a secretária, Leilaine Furlaneto Rodrigues, o município solicitou na semana passada para o Núcleo Regional de Educação (NRE) a suspensão das aulas nas duas escolas, mas, segundo ela, "não houve um avanço no pedido". "Como tínhamos um mapa epidemiológico que mostrava que estava aumentando os casos suspeitos nessas instituições solicitamos a suspensão das atividades, porém não tivemos uma resposta positiva do Núcleo. Então, recorremos à Justiça", disse.

A diretora da Escola San Rafael, Rosângela Ber, revelou que a instituição estava sofrendo com a falta de professores afastados com sintomas de gripe desde que as atividades foram retomadas no dia 17 de agosto. Do quadro de 70 profissionais, quatro tiveram a confirmação da nova gripe. "Estávamos com uma defasagem de aproximadamente quatro professores por período. Entre os alunos, tivemos a confirmação do caso de uma aluna. Ainda estamos com a pedagoga do período da manhã afastada com caso confirmado e tomando Tamiflu, além da nossa secretária ser um caso suspeito tomando o antiviral", disse.

A diretora ressaltou que esses casos refletiram na presença dos alunos. Ele informou que nos últimos dias aproximadamente 60% dos estudantes não estavam comparecendo à escola. "Essa situação gerou medo entre os pais que estão com receio de mandar os filhos para as aulas. Os professores também estão se sentindo inseguros", afirmou.

Já na Escola da Apae, nas últimas duas semanas 31 crianças e sete professores foram dispensados das atividades por apresentarem sintomas de gripe. O diretor da escola, Paulo Silvério Pereira, afirmou que aproximadamente 40%, dos alunos não estavam frequentando as aulas. "Alguns pais estão com medo de mandar os alunos e também sugerimos que eles não mandassem os filhos em caso de apresentarem sintomas para as aulas", explicou.

Nas escolas municipais as aulas estão suspensas desde o dia 31 de agosto e uma reunião na manhã desta sexta-feira (4) definirá que as atividades serão retomadas na próxima terça-feira (8). A cidade tem 32 casos confirmados da doença e pelo menos um óbito em decorrência da gripe: mulher de 37 anos que morreu no dia 4 de agosto em Londrina.

A professora Márcia Lopes, chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Londrina, explicou que a Escola San Rafael foi fechada por decisão da Justiça. "Ela retomará as aulas na semana que vem, a não ser que ocorra algum fato novo", disse. Em relação às outras sete escolas estaduais de Ibiporã, Márcia afirmou que elas só poderão ser fechadas caso haja alguma determinação da secretaria estadual de Educação.

Márcia informou ainda que todas as escolas já foram notificadas das datas de reposição. "As aulas vão até 12 de dezembro e haverá reposição aos sábados. O calendário escolar, que antes ia até 18 de dezembro, foi prorrogado até 21", apontou. Segundo ela, serão necessários 11 dias para repor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]