• Carregando...
Todos os dias mais mais de 100 pessoas têm buscado atendimento com sintomas da dengue em Paranaguá . Cidade já confirmou mais de 600 casos, segundo último boletim da Sesa. | Felipe Rosa/TRIBUNA DO PARANA
Todos os dias mais mais de 100 pessoas têm buscado atendimento com sintomas da dengue em Paranaguá . Cidade já confirmou mais de 600 casos, segundo último boletim da Sesa.| Foto: Felipe Rosa/TRIBUNA DO PARANA

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) anunciou nesta sexta-feira (15) que vai destinar R$ 4 milhões para o combate à dengue na cidade de Paranaguá, no Litoral do Paraná, que vive uma epidemia da doença.

O dinheiro é oriundo de um total de R$ 8 milhões que a Appa terá de pagar de multa por problemas no programa de zoonoses do Porto de Paranaguá ocorridos em 2010. O acordo celebrado entre a autarquia e o Ministério Público Federal (MPF) prevê que 50% da quantia vá para o combate à dengue e que outros 50% sejam destinado ao controle de zoonoses na região do Porto de Paranaguá.

Confira a cobertura completa sobre a dengue e as notícias relacionadas ao mosquito

A quantia referente ao combate à dengue será depositada até 21 de janeiro. Ações como limpeza e remoção de lixo e resíduos devem ser executadas com o dinheiro. Já a outra metade, para o controle de zoonoses, será aplicada ao longo deste ano e do ano que vem em um projeto que contará com a parceria da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Falta transparência nos gastos para o combate à dengue

Leia a matéria completa

“O combate à dengue e a zoonoses possui grande similaridade na causa principal dos vetores, como sujeira e volume de resíduos jogados nas ruas. A prevenção com mutirões de limpeza e mudança de comportamento são as únicas formas de combatê-las”, explicou, em nota, o órgão. “Há mais de oito meses temos campanhas de combate ao mosquito na região do porto e estes novos aportes só confirmam as nossas intenções”, disse o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

Além de pagar a multa, a Appa “deve adotar medidas de limpeza e profilaxia na área portuária e retroportuária no combate a zoonoses”, disse o Procurador Adriano Barros Fernandes, do MPF.

Mais de 500 pessoas já foram diagnosticadas com dengue em Paranaguá e duas vitimas fatais foram confirmadas pela Secretaria Estadual de Saúde neste mês de janeiro. No último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o número de casos de dengue aumento de 1.726 para 1956. Dos 399 municípios do Estado, 304 já apresentaram notificações da doença. O número de cidades em situação de epidemia, aumentou de cinco para 7: Mamboré, Cambará, Munhoz de Mello, Santa Isabel do Ivaí, Paranaguá, Itambaracá e Guaraci.

Chikungunya

O último boletim também traz informações sobre chikungunya. O período epidemiológico atual, que vai de agosto de 2015 até julho de 2016, apresenta 49 casos notificados da doença. Na divulgação anterior, esse resultado estava contabilizado desde janeiro de 2015, justificando a redução do número total neste informativo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]