• Carregando...
 | Raul Santana/Fiocruz Imagens
| Foto: Raul Santana/Fiocruz Imagens

Em comparação à semana anterior, o boletim epidemiológico da dengue, zika e chikungunya divulgado nesta terça-feira (2) pela Secretaria de Estado da Saúde mostra um aumento de 28% no número de casos confirmados de dengue no Paraná, para 3.444 ocorrências – sendo 3.102 autóctones, ou seja, de dengue contraída dentro do território estadual. Apesar desse aumento, o número de municípios em situação epidêmica – com mais de 300 casos por 100 mil habitantes – continua em 11.

Foz do Iguaçu apresentou o maior aumento no número de casos autóctones, ou seja, contraídos dentro do próprio município. Em uma semana, Foz passou de 385 casos de dengue para 562. O aumento significativo fez com que a cidade decretasse situação de urgência.

O número de óbitos pela dengue não aumentou. São cinco casos confirmados no estado, quatro em Paranaguá e um em Foz do Iguaçu.

Zika e microcefalia

Desde dezembro de 2015, foram notificados dez casos suspeitos de microcefalia em sete cidades do Paraná. Ainda no boletim da semana passada, oito já haviam sido descartados.

Para os outros dois outros casos, eram aguardadas a s análises de exames finais das amostras coletadas das mães e bebês. Em uma das ocorrências, os resultados foram negativos para a presença do zika vírus, o que motivou o descarte. A secretaria ainda aguarda a checagem dos exames feitos no tecido placentário do caso que permanece em investigação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]