• Carregando...

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira a criação de um plano de ação para reduzir a mortalidade infantil e materna nas aldeias indígenas em todo o Brasil. A ação integra o pacote lançado pela presidente Dilma Rousseff no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira com uma cerimônia especial no Palácio do Planalto.

O evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente é considerado pelo governo como pontapé inicial para a Rio+20, que será realizada no Rio de Janeiro. Participa da cerimônia o secretário-geral da conferência do Rio, o embaixador chinês Sha Zukang.

De acordo com o Ministério da Saúde, o plano pretende ampliar as "ações de saúde indígena", com foco na atenção básica. O programa é voltado para crianças de até 6 anos e mulheres de 10 a 49 anos. No último sábado, o governo coordenou a primeira ação com atendimento em áreas de difícil acesso nos DSEIs (Distritos Sanitários Especiais Indígenas) Alto Rio Purus e Alto Rio Juruá, no Acre.

O governo pretende oferecer à população indígena, através de profissionais de saúde: consultas, procedimentos odontológicos; avaliação nutricional; exames de pré-natal; visitas domiciliares; busca ativa de casos de tuberculose e malária; controle do crescimento e desenvolvimento; testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C e atualização do cartão vacinal.

Locais

Os 16 DSEIs selecionados para as ações imediatas são: Yanomâmi (RR e AM), Mato Grosso do Sul (MS), Xavante (MT), Interior Sul (SP, PR, SC e RS), Tocantins (TO), Alto Rio Negro (AM), Maranhão (MA), Leste Roraima (RR), Alto Rio Solimões (AM), Alto Rio Juruá (AC), Alto Rio Purus (AC, AM, RO), Vale do Javari (AM), Altamira (PA), Kaiapó do Mato Grosso (MT), Médio Rio Purus (AM), Médio Rio Solimões e Afluentes (AM). Os demais 18 DSEI também estão assegurando a entrada em área das suas equipes e farão parte do Plano de reestruturação do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]