• Carregando...

As primeiras doses da vacina para a gripe suína deverão estar disponíveis para os governos dos países do mundo inteiro ainda em setembro, confirmou ontem a diretora da Iniciativa para Pesquisa de Vacinas da Orga­nização Mundial de Saúde (OMS), Marie-Paule Kieny. As informações são da Agência Brasil. "Nenhum país terá vacina suficiente para toda a população desde o primeiro dia em que ela estiver disponível. Por isso os países terão que escolher o que priorizar", afirmou.

A população não se deve deixar "hipnotizar" pela vacinas, segundo a diretora da OMS. Há outras medidas, como a higiene pessoal e evitar aglomerações. "Estamos falando de uma doença da qual a maior parte das pessoas se recupera bem."

A OMS está trabalhando para garantir vacinas aos países em desenvolvimento, de acordo com Marie-Paule. Para tanto, negociou doações com fabricantes (foram anunciadas doações de 100 milhões de doses pelo laboratório Sanofi-Aventis e de 50 milhões pelo Glaxo­SmithKline). A OMS também está em tratativas com os fabricantes para que eles reservem parte de sua produção para ela, a preços reduzidos, e tem auxiliado laboratórios de países em desenvolvimento na produção da vacina.

O último balanço divulgado pela OMS mostra que a doença já atingiu 254.206 pessoas no mundo e causou a morte de 22.837.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]