• Carregando...
Navio MSC Armonia enfrentou surto de gripe B este ano: a tripulante Fabiana dos Santos, 30 anos, morreu | Mauricio de Souza / Agência Estado
Navio MSC Armonia enfrentou surto de gripe B este ano: a tripulante Fabiana dos Santos, 30 anos, morreu| Foto: Mauricio de Souza / Agência Estado

Dicas

Veja como se prevenir:

- Confira se o seu calendário de vacinas está em dia e não esqueça das exigências do destino e possíveis surtos locais.

- Redobre os cuidados diários com a higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar álcool gel e não passar a mão nos olhos. Esses hábitos ajudam a prevenir a contaminação.

- Tome cuidado com alimentos e bebidas, tanto no navio, quanto no desembarque em portos. Tente evitar comprar e consumir alimentos e bebidas vendidos por ambulantes, pois não se sabe como foi o manuseio deles. Prefira a água mineral engarrafada e evite alimentos crus.

- Caso você tenha algum sintoma, comunique o serviço médico da embarcação. Lá, eles podem avaliar se existe uma situação de risco para o passageiro ou uma possibilidade de surto.

Fonte: Flávia Bravo, médica do Centro Brasileiro de Medicina do Viajante (CBMEVi).

Casos

Relembre alguns dos surtos ocorridos em navios nos últimos anos:

- Fevereiro de 2012: No dia 17, a tripulante do navio MSC Armonia Fabiana dos Santos, 30 anos, morreu em um hospital de Santos, após desembarcar com sintomas de gripe B. Ao menos oito outros tripulantes e três passageiros foram internados com sintomas semelhantes.

- Novembro de 2011: Um surto de gastroenterite no transatlântico Veendam, da Holland America, atingiu 79 passageiros e sete tripulantes.

- Março de 2010: O navio Vision of the Seas, da Royal Caribbean International, notificou 310 casos de passageiros com sintomas de gastroenterite.

Fazer um cruzeiro em família ou com amigos parece somente diversão. Casos de surtos ou de pessoas doentes durante as viagens, porém, têm assustado aqueles que pretendem embarcar. O último deles aconteceu neste ano, com a morte da tripulante do navio MSC Armonia Fabiana dos Santos, de 30 anos, que chegou a ser internada com sintomas de Influenza B. Segundo especialistas, o fato de o navio ser um ambiente confinado e com muitas pessoas acaba facilitando surtos. Portanto, quem está pensando em fazer uma viagem dessas deve se prevenir.

DEPOIMENTO: Confira o relato de uma turismóloga

As doenças gastrointestinais e respiratórias são as mais comuns tanto em tripulantes, quanto em passageiros. O infectologista do Hospital Evangélico Sérgio Penteado afirma que, como a exposição das pessoas é grande, os surtos são mais prováveis, mas ele defende que a atuação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem contribuído para minimizar o problema. "Aqui você tem navios de quarentena até que se possa definir qual é o tipo de vírus e bactéria. Tem funcionado bem, quando há denúncia."

Sobre a morte da tripulante Fabiana, a médica Flávia Bravo, do Centro Brasileiro de Medicina do Viajante (CMBEVi), afirma que casos de Influenza B acontecem todo ano. "Não é frequente, mas pode acontecer de evoluir dessa maneira e ser devastador. A prevenção pode ser feita com a vacina", diz. Flavia diz que uma das razões para o contágio ser tão fácil é que a gripe infecta superfícies e não é preciso contato íntimo com o doente para ser transmitida.

Já no caso das doenças gastrointestinais, o infectologista e especialista em medicina do viajante Jaime Rocha, da Frischmann Aisengart, afirma que deve haver cuidados com a alimentação. "Em teoria, as empresas garantem a qualidade dos alimentos, mas o consumidor deve estar atento. Especialmente em relação à refrigeração."

O maior vilão das viagens de cruzeiros, segundo os especialistas, é o norovírus. "Ele tem um período de incubação curto e a doença pode ser transmitida antes mesmo dos sintomas aparecerem", explica Flávia, que também é autora e coordenadora do Guia de Saúde para Viagens em Navios do CMBEVi.

A infectologista do Hospital Vita Batel Marta Fragoso lembra que outras doenças também podem acometer os passageiros. "Eventualmente a meningite e a varicela podem acontecer se houver algum portador da doença. O risco é grande por conta do ambiente confinado".

DepoimentoCarla (nome fictício), 26 anos, turismóloga.

"Tive duas passagens por navios como tripulante. A primeira foi de nove meses em um cruzeiro pela Europa e a segunda foi de um mês com passagens pelo Brasil e Argentina. Na questão de higiene, vi muitas coisas. Quando os camareiros limpam o banheiro, não têm um pano para cada cabine. Então, usamos a toalha utilizada pelo passageiro. E essa toalha que limpa o banheiro, limpa também o copo do passageiro que fica na cabine, lavado com água quente. Vi vários camareiros que faziam questão de limpar o copo por último. Também já vi camareiro passar a escova de dente do hóspede na patente, porque a pessoa reclamava demais ou pedia coisas demais. Não trabalhei no restaurante, mas também ouvia histórias assim de lá. Se a bandeja de queijos caísse no chão, o pessoal só dava uma soprada no alimento e colocava de volta para consumo."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]