• Carregando...

Tira-dúvidas

Durante dez dias (entre 27 de julho e 5 de agosto), os leitores da Gazeta do Povo enviaram ao jornal suas dúvidas sobre prevenção, sintomas e tratamento da gripe A H1N1. Veja as respostas dos especialistas :

- Imprima o cartaz com as principais informações sobre a Gripe A

A volta às aulas na rede municipal de Londrina está prevista para segunda-feira (17). No entanto, o secretário da Saúde, Agajan Der Bedrossian, informou, na manhã desta quinta-feira (13), que uma reunião entre ele e integrantes da secretaria de Educação vai avaliar a atual situação da gripe A H1N1 na cidade e estabelecer ou não o retorna das atividades escolares.

"Esse encontro deve ocorrer na tarde desta quinta ou, no máximo, na sexta (14) pela manhã. Nessa reunião vamos fazer uma avaliação junto com os técnicos da área da educação. Ainda não posso afirmar que as aulas voltaram ou não, pois nossa maior preocupação é a saúde das crianças", comentou.

Já na rede estadual, segundo a assistente do Núcleo Regional de Educação (NRE), Marlene Mello, a recomendação da Secretaria de Estado da Educação é que as aulas sejam retomadas no dia 17. De acordo com Marlene, para receber os alunos, as escolas já instalaram suportes com álcool gel. "Também foi criado o Programa Cuidadores, no qual profissionais das escolas foram capacitados pela Saúde e serão os responsáveis pelo monitoramento e os encaminhamentos necessários em casos de crianças com sintomas de gripe", disse.

Universidades adiam retorno

Na tarde da quarta-feira (12), o Conselho de Administração da Universidade Estadual de Londrina (UEL) decidiu manter a suspensão das aulas até o dia 28 de agosto, e serão retomadas a partir do dia 31 deste mês.

O principal motivo da prorrogação das férias foi a grande quantidade de estudantes oriundos de outras localidades do país, de modo especial do interior de São Paulo. Ao todo, a universidade tem 12.831 alunos, dos quais, conforme o Conselho de Administração, 46% deles são de outras localidades.

"O mais prudente agora é manter as pessoas em suas casas, evitar aglomerações exatamente no momento em que se espera a melhora climática, com temperaturas acima de 30 graus por dias seguidos", apontou o reitor da UEL, Wilmar Marçal.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)também decidiu adiar a volta às aulas para o próximo dia 24, como medida preventiva para evitar a disseminação do vírus H1N1. A nova data do retorno às atividades é válida para os 11 campi da instituição (Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]