Lula prepara discurso alarmista na ONU. O programa Sem Rodeios desta quarta-feira analisa o possível discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na próxima semana, na Assembleia Geral das Nações Unidas. Lula deve fugir da responsabilidade a respeito dos incêndios no país e culpar países desenvolvidos.
Falaremos também os republicanos nos Estados Unidos que pretendem garantir que qualquer ato de censura realizado por funcionários públicos estrangeiros contra cidadãos dos EUA seja punido com a proibição de entrada no país ou com a deportação, caso o funcionário esteja em solo americano.
Vamos explicar ainda o que aconteceu com o X, isso porque após quase 20 dias de bloqueio por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, a rede social X, do empresário Elon Musk, voltou a funcionar no Brasil, na manhã desta quarta-feira (18).
É a partir das 14 horas, ao vivo.
Lula prepara discurso alarmista na ONU
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa, na próxima semana, da Assembleia Geral das Nações Unidas. Em seu discurso, o petista deve manter a narrativa por cobrança a países desenvolvidos em projetos de preservação em nações em desenvolvimento, enquanto evita questionamentos sobre as queimadas que assolam o Brasil.
Desde que retornou ao Planalto, em 2023, Lula tem utilizado a pauta ambiental para inflar sua narrativa em busca de protagonismo sobre o tema. Em seus últimos discursos em organismos internacionais, Lula cobrou mais investimentos dos países ricos para a preservação ambiental e transição energética.
Nos últimos meses, contudo, a gestão petista tem se mostrado ineficaz no que diz respeito ao combate às queimadas que têm assolado o país de norte a sul. Apesar de não conseguir mostrar efetividade na resolução da crise climática que o Brasil tem enfrentado, Lula não abre mão do discurso por liderança ambiental.
Republicanos propõem negar visto a quem atacar a liberdade de expressão
A deputada María Elvira Salazar, republicana da Flórida que preside o Subcomitê do Hemisfério Ocidental, e o deputado Darrell Issa, republicano da Califórnia, membros da Câmara dos Deputados dos EUA, apresentaram nesta terça-feira (17) um projeto de lei que visa reforçar a proteção da liberdade de expressão dos cidadãos americanos, mesmo no cenário internacional.
O projeto de lei, intitulado "No Censors on our Shores Act", visa garantir que qualquer ato de censura realizado por funcionários públicos estrangeiros contra cidadãos dos EUA seja punido com a proibição de entrada no país ou com a deportação, caso o funcionário esteja em solo americano.
No anúncio do projeto, feito em seu site, a deputada Salazar fez uma declaração contundente, citando o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil, como exemplo de um ataque internacional à liberdade de expressão.
O X voltou?
Apesar do retorno, a rede social tem apresentado limitações de acesso. No momento, o X pode ser acessado apenas pelo aplicativo instalado em celulares. A plataforma continua indisponível para quem tenta acessar por navegadores de internet em computadores.
No aplicativo, diversos perfis ainda relatam lentidão para subir imagens e instabilidades nas publicações.
À Folha de São Paulo, o Supremo Tribunal Federal (STF) disse que está checando os relatos sobre a volta da rede social. Segundo informou o Tribunal, “aparentemente é apenas uma instabilidade no bloqueio de algumas redes”.
Assista diariamente ao programa Sem Rodeios
O programa Sem Rodeios traz a melhor análise diária do noticiário de política e dos bastidores de Brasília com comentários ao vivo de Jorge Serrão, André Marsiglia, Cláudio Dantas, Karina Michelin e Deltan Dallagnol. Apresentado por Guilherme Oliveira, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Aproveite e participe da comunidade do programa no WhatsApp. Tem vídeos do Serrão, áudios do Marsiglia e do Guilherme, links dos programas, reportagens e artigos exclusivos de outros colunistas da Gazeta do Povo. Entre no grupo clicando aqui.
O X voltou?
Lula deve se esquivar de responsabilidades e acusar países desenvolvidos em discurso na ONU
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião