• Carregando...
 |
| Foto:

Estou preocupado com a quantidade de árvores que a prefeitura derruba e não repõe. Moro na Zamenhof, no bairro Alto da Glória, onde tem árvores de grande porte, magníficas, e que ajudam a cidade com a sombra e proteção aos habitantes. E elas estão sendo derrubadas sem critério, e em seu lugar estão plantando arvores anãs, sem qualidade, e que são arrancadas do solo pelos vândalos. É preciso criar uma política de reposição de árvores urbanas, imediatamente.

Elio Berdaky

Resposta

De acordo com a prefeitura, mais de 40 mil novas árvores nativas foram plantadas nas ruas de Curitiba, desde 2007, quando foi dado início ao Plano Diretor de Arborização Pública. O trabalho iniciou com o diagnostico fitossanitário de cada árvore existente nas ruas de 26 bairros de Curitiba. São removidas apenas árvores com estado vital comprometido ou com inclinação que apresente risco de queda. Todas as árvores removidas são substituídas por espécies nativas adequadas ao meio urbano. São plantadas espécies que, com o crescimento, não danifiquem as calçadas ou atinjam a fiação elétrica e que não comprometam a visibilidade da sinalização de trânsito. Por isso, as novas mudas nem sempre são plantadas nos mesmos locais das árvores removidas.

Cruzamento

Na madrugada de 21 de janeiro ocorreu mais um acidente de trânsito no cruzamento da Rua Carneiro Lôbo com a Avenida Iguaçu, no bairro de Água Verde. Acidentes neste local são muito frequentes, muitos deles com vitimas. É urgente uma solução de trânsito para esse local.

Marcos Lefevre

Resposta

A Urbs responde que vai substituir as placas antigas de Pare e reforçar a sinalização horizontal da Rua Carneiro Lobo. Também estuda a implantação de yellow box no local.

Calçada danificada

Na Avenida João Gualberto, altura do Colégio Estadual do Paraná, um caminhão carregado de gás transitou na calçada, danificando uma tampa de empresa telefônica. Abri protocolo via 156 pedindo providências, sem solução até o momento.

Irineu Queiroz dos Santos

Resposta

Ao receber o comunicado do problema registrado no serviço 156, a Urbs afirma ter tomado providências junto à empresa de serviço de telecomunicações, responsável pelo poço de visita existente no local. A empresa substituirá a tampa danificada e fará reparos na calçada. É importante que os cidadãos ajudem a fiscalizar as irregularidades de empresas prestadoras de serviços públicos, como o fez o senhor Irineu. Mas é preciso, também que haja comprovação dos responsáveis por atos como o que foi apontado pelo leitor e que sejam fornecidas informações como o nome da empresa, o horário em que ocorreu o fato e, neste caso, também a placa do veículo que destruiu a calçada.

* * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna.

As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR

Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]