• Carregando...

Todos os dias, quando ando pela Rua XV de Novembro, vejo, na altura da Reitoria, um imenso congestionamento de veículos. Resta ao motorista, como única opção, dobrar à esquerda e em seguida à direita para seguir pela Rua Marechal Deodoro, que é paralela à XV de Novembro. Ocorre que ela também é supercongestionada e, como é permitido estacionar de um dos lados, só dois carros podem descer até a Mariano Torres de cada vez. A solução parcial seria proibir o estacionamento, o que permitiria um escoamento melhor do tráfego. Já enviei a sugestão à Urbs e não obtive resposta. É fácil conferir o problema, especialmente por volta das 9 h.

José Francisco, Curitiba – PR

Resposta

A Urbs informa que a medida sugerida pela leitora já foi estudada e mostrou-se inviável porque a largura da rua não é suficiente para criar mais uma faixa de circulação de veículos. A proibição de estacionamento permitiria apenas alargar as duas faixas já existentes, mas prejudicaria o comércio local. A Urbs está estudando outras opções para melhorar a fluidez no trânsito naquela área da cidade.

* * * * *

Terreno baldio

Moro na Rua João Pereira da Silva, nº 312, sobrado 3, no Pilarzinho. Em frente da minha residência, que faz parte de um condomínio novo, com seis unidades, fica um terreno baldio, sem calçada e sem meio-fio, na esquina com a Rua Engenheiro Agrônomo Lauro Klas. O local é usado pela Sanepar para depositar areia e brita, materiais que invadem a área onde deveria ser a calçada. No outro lado da Rua Lauro Klas fica localizado o ponto final da linha Jardim Mercês/Guanabara. Para facilitar a manobra de retorno, os motoristas invadem a área onde estão depositados os materiais da Sanepar, provocando intensas nuvens de pó, que invadem as residências próximas. A colocação do meio-fio, por parte da prefeitura, além de melhorar o aspecto da rua e proporcionar segurança aos pedestres, resolveria o problema do pó que tanto incomoda a vizinhança.

Sandro Pereira, Curitiba – PR

Resposta

A prefeitura de Curitiba vai notificar o proprietário do imóvel para que desobstrua a calçada e providencie a vedação do terreno.

* * * * * *

Limpeza de rua

Estou indignado com o que vi recentemente na Avenida Nossa Senhora da Luz: o pessoal da prefeitura cortando grama no terreno de uma locadora de vídeos (parte do estacionamento). Já não achava justo eu pagar para cortar a pequena área gramada em frente da minha casa, já que em muitas calçadas o serviço é feito gratuitamente pela prefeitura. Que haja justiça: ou cortem a grama em todas as ruas ou me mandem o desconto no IPTU.

Júlio Cesar Strano Vieira, Curitiba – PR

Resposta

A prefeitura de Curitiba investigou o fato relatado pelo leitor e confirmou o procedimento irregular de uma equipe da empresa que presta o serviço de limpeza pública. A empresa já foi notificada e puniu o funcionário responsável pela equipe, que desrespeitou o regulamento para exercício da função.

* * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentários a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

Central de Atendimento ao Leitor

Praça Carlos Gomes, 4 • CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5129 - E-mail: leitor@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]