• Carregando...
 |
| Foto:

Muitas pessoas descartam lixo de todos os tipos, como restos de obra, móveis, eletrodomésticos, pneus, animais mortos etc., na Rua Graziele Wolf, situada na divisa dos municípios de Curitiba e Almirante Tamandaré, no bairro São João. O problema é antigo e o volume de lixo está cada vez maior, causando danos ao meio ambiente e colocando em risco a saúde da população.

Fernando Sumnienski

Resposta

A prefeitura responde que fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente percorreram a Rua Graziele Wolf e constataram que existem pequenos pontos de descarte de materiais, nas proximidades do condomínio Montmartre Residências. O serviço de coleta vai retirar o lixo desses locais. A prefeitura atende pedidos registrados no serviço 156 para coleta de lixo vegetal, de entulhos e de outros materiais descartados, com volume equivalente a até cinco carrinhos de mão. A população pode contribuir com a fiscalização, acionando o serviço 156 quando verificar a ação de descarte irregular. Quando os responsáveis são identificados, a prefeitura orienta para que providencie a remoção e aplica as sanções previstas em lei.

Sino

Protocolei a denúncia no IAP e no 156 solicitando a verificação do volume do sino da Igreja Nossa Senhora do Carmo, localizada na Avenida Marechal Floriano Peixoto, no bairro Boqueirão. Moro a três quadras da igreja e todas as quartas, sextas e domingos tenho minha paz interrompida pelo sino, que toca das 7 da manhã até as 21 horas, toda semana, durante uns cinco minutos. Se fosse uma empresa, uma festa ou qualquer outra coisa que o valha, acredito que a Polícia Militar ou Ambiental iriam verificar, mas por ser igreja tudo pode. Não concordo com esse sino, ainda mais nesse volume e pela quantidade de tempo que fica tocando.

Rafael Mesquita

Resposta

A Lei Municipal nº 10.625/2002, que dispõe sobre ruídos urbanos e do sossego público no município de Curitiba, não prevê penalidades para a fonte de ruídos citada pelo leitor. A lei admite ruídos e sons produzidos por sinos de igrejas ou templos religiosos, desde que sirvam exclusivamente para indicar as horas ou anunciar a realização de atos ou cultos religiosos.

Comentário do leitor

O sino toca sempre para indicar hora – não sei por que precisa disso em pleno 2013 – e para anunciar um ato religioso. Mas o problema que isso ocorre de hora em hora, três vezes na semana, incluindo no domingo, único dia em que eu posso descansar.

Pedestres

Gostaria de reclamar da falta de segurança na travessia de pedestres em ruas do Centro Cívico. No cruzamento das ruas Marechal Hermes e Deputado Mário de Barros, a rotatória não oferece segurança aos pedestres, nem mesmo aos próprios carros. Constantemente há toques de buzina e confusões geradas. Deveria ser implantado pelo menos um semáforo para travessia de pedestres, acionado por demanda. No cruzamento das ruas Cândido de Abreu e Ernani Santiago de Oliveira ocorre o mesmo problema. É um risco muito grande atravessar essas ruas.

Cristian Dahmer

Resposta

A implantação do semáforo no local é inviável devido à geometria das ruas e do cruzamento (em rotatória), pois dificultaria as conversões e aumentaria os riscos de colisões, com os bloqueios nas áreas de confluências no perímetro interno da rotatória, explica a prefeitura. A Setran vai monitorar o cruzamento e estudar possíveis intervenções para melhorar a travessia de pedestres no local. A prefeitura também informa que está em desenvolvimento o projeto de revitalização da Avenida Cândido de Abreu, o qual prevê melhorias no cruzamento com a Rua Ernani Santiago de Oliveira.

Comentário do leitor

É lamentável que recebamos uma resposta dizendo que um semáforo para pedestres aumentaria o risco de acidentes entre os carros, desconsiderando que, da forma atual, é o pedestre que corre o risco de se acidentar.

* * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]