• Carregando...

Há mais de três meses solicitei pelo telefone 156, da prefeitura de Curitiba, a coleta de lixo vegetal, em frente do meu terreno localizado na Rua João Antunes Branco, bairro Cachoeira. Nesse período, efetuei, ainda, duas reclamações por falta de atendimento ao serviço. Em ambos atendimentos fui informado de que o problema era com a empresa terceirizada que presta o serviço à prefeitura. Até o dia de 28 de junho, a situação continuava a mesma! Constatação: para esse tipo de atendimento, os bairros mais afastados ficam à mercê da própria sorte.

Bruno Cesar Costamilan

Resposta

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente informa que já atendeu ao pedido do leitor. Eventuais demoras devem-se ao elevado índice de pedidos de recolhimento de lixo vegetal que chegam à Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Todos os dias são protocolados 600 pedidos, em média. Cabe lembrar que Curitiba é uma dos raros casos de cidades brasileiras cuja prefeitura oferece gratuitamente o serviço de recolhimento e destinação do lixo verde, tarefas que, em outros municípios, ou são feitas pelas prefeituras mediante o pagamento de uma taxa específica ou são providenciadas pelos próprios munícipes.

Parque Tanguá

Recentemente escrevi para essa coluna uma reclamação sobre o estado de conservação do Parque Tanguá. A carta foi publicada no espaço Cidadão Atento e foi respondida pela prefeitura dizendo que a iluminação estava ok e que os decks de madeira seriam trocados. Muito bem, a informação dada pela prefeitura está quase correta, pois os holofotes que ficam no lago e que iluminavam a pedreira e a mata continuam desligados. Alguns até foram furtados. Sobre esse assunto eu gostaria que a prefeitura se manifestasse, afinal de contas a iluminação da pedreira é que deixava o parque bonito à noite. Sem ela, o que temos é um imenso lugar escuro.

João Augusto Moliani

Resposta

A prefeitura de Curitiba informa que, conforme informações dadas ao leitor por telefone, foi concluído o processo de licitação para a compra dos novos equipamentos de iluminação. Com a entrega do material, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente iniciará os serviços de melhoria na iluminação do parque.

Trânsito

A prefeitura de Curitiba reformou a rua Desembargador Benvindo Valente, ao lado do Cemitério Municipal, e criou um engarrafamento quase constante. Durante a repintagem das faixas amarelas a prefeitura ampliou muito a faixa que vai no sentido bairro e reduziu a faixa que vai no sentido Centro, justamente o de maior movimento (antes cabiam dois carros e agora só um). O que ainda piora o trânsito é o cruzamento com a Nilo Peçanha, na praça do cemitério. Os carros que vêm pela Nilo Peçanha invariavelmente bloqueiam a passagem de quem vem pela Desembargador Benvindo Valente em direção à Trajano Reis. Nunca vi um agente do Diretran neste cruzamento. Pela manhã, na hora do almoço e após as 18 h o engarrafamento no sentido centro é gigantesco.

Fábio Sabbag

Resposta

De acordo com a Urbs, a nova sinalização faz parte das medidas para melhorar a circulação na área da Praça do Gaúcho, previstas no projeto de implantação do binário entre as ruas Nilo Peçanha e Albino Silva/Desembargador Benvindo Valente. A Urbs está acompanhando o comportamento do trânsito no local para verificar a necessidade de novas medidas que permitam melhorar a fluidez do trânsito nos horários de pico enquanto não começam as obras do binário.

* * * * * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentários a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

Central de Atendimento ao Leitor:

Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5129

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]