• Carregando...
 |
| Foto:

Sou usuário da linha Urano/Curitiba/São José e, apesar de a Urbs oferecer em seu site os horários dos ônibus, os mesmos não são cumpridos. Em horário de pico formam-se enormes filas de espera por mais de uma hora por um veículo, tanto no Terminal Guadalupe como nos pontos em São José dos Pinhais. No Terminal Guadalupe, quando os carros chegam atrasados, os motoristas desviam a rota direto para São José para compensar o horário. E de nada adianta reclamar no 156 ou na própria fiscalização do Terminal Guadalupe; simplesmente os fiscais ignoram e fazem "vista grossa" quanto ao problema. É um descaso com o cidadão que paga seus impostos para ter um transporte eficiente e um atendimento de qualidade.

Noel Bispo de Oliveira

Resposta

O alto índice de veículos em circulação, as obras em andamento na cidade, além de acidentes de trânsito, são fatores que dificultam o cumprimento dos horários dos veículos do transporte coletivo, principalmente nos horários de pico, explica a prefeitura. O itinerário da linha Urano/Curitiba/São José passa pela Avenida das Torres, que está em obras. Nos registros da Urbs feitos no mês de outubro foram verificados atrasos de até 10 minutos dos veículos da linha, todos em horários de pico. Não foi constatada supressão de viagem, mas a Urbs vai monitorar a linha e, se houver irregularidades, a empresa responsável será notificada.

Comentário do leitor

A Urbs diz que os atrasos dos ônibus são de 10 minutos, mas na verdade ficamos no Guadalupe até mais de 30 minutos esperando, e após as 19 horas não se vê um fiscal da Urbs no local.

Estação-tubo

Fui informado de que não irão colocar a estação-tubo Bento Viana de volta. Até já fecharam os buracos no chão onde deveria ser fixada a estrutura. Isso tem de ser verificado, pois o comércio vai ser prejudicado.

Renato Tagawa Pelaez

Resposta

A prefeitura responde que está finalizando as obras de infraestrutura para implantar a nova estação-tubo Bento Viana. A estação terá 20 módulos e será implantada ainda neste ano.

Placa de preferencial

Na Rua Teófilo Otoni, esquina com a Rua Joaquim Natividade da Silva, no Cajuru, a prefeitura mudou a via preferencial, deixando a de menor movimento como preferencial. A justificativa seria reduzir a velocidade dos carros no local. Mas quem fica meia hora no cruzamento pode ver cerca de 30 veículos passando pela Teófilo Otoni, sem respeitar a placa de preferencial, e nenhum pela Joaquim Natividade.

Moacir Moraes

Resposta

A sinalização do cruzamento mencionado pelo leitor é a mesma desde 1999, quando a Rua Joaquim Natividade da Silva passou a ser preferencial, responde a prefeitura. Foi feita apenas a colocação de placas octogonais de "Pare", que haviam sido retiradas indevidamente do cruzamento, causando a errônea impressão de preferencial pela Rua Teófilo Otoni. Estudos recentes feitos pela Setran na área mostraram que a alternativa mais viável para garantir a segurança no tráfego de veículos e pedestres seria manter a preferência de circulação pela Rua Joaquim Natividade da Silva, para obrigar a redução da velocidade dos carros que trafegam na Rua Teófilo Otoni. Na Rua Teófilo Otoni, 40 metros antes do cruzamento com a Rua Joaquim Natividade da Silva, serão, ainda, implantadas placas para alertar os motoristas sobre a aproximação com a via preferencial. A Setran continuará acompanhando a dinâmica do trânsito do local para avaliar a necessidade de outras medidas de ordenamento do trânsito.

Comentário do leitor

O problema é que a rua de maior fluxo de veículos é a Teófilo Otoni, e todos os carros passam pelo cruzamento sem parar. Em minha opinião, a rua de maior movimento e mais larga deveria ser a preferencial. Se é para reduzir a velocidade dos carros no local, deve existir uma maneira mais lógica.

* * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]