• Carregando...

Fui ao Parque Barigui e fiquei horrorizado com a quantidade de carros nos estacionamentos das duas extremidades do parque com porta-malas abertos, tocando em volumes altíssimos músicas de funk, sertanejo e eletrônica, com pessoas embriagadas dançando e perturbando as pessoas que tentavam aproveitar o parque com suas famílias para caminhar, passear, exercitar-se e relaxar. Nas três horas que fiquei no local não vi nenhuma viatura da Guarda Municipal ou da Polícia Militar para coibir e acabar com a perturbação do sossego e com a degradação do parque. Gostaria de saber quando o Parque Barigui será novamente familiar e local de paz, descanso e boas práticas sociais.

Cícero Lachowski, Araucária – PR

Resposta

O Parque Barigui tem um módulo da Guarda Municipal que funciona 24 horas. A equipe conta com apoio de cinco viaturas que fazem rondas em toda a região de Santa Felicidade. Periodicamente são programadas operações especiais com reforço de agentes e a presença de outros órgãos da prefeitura e da Polícia Militar. Algumas vezes, porém, os agentes são deslocados temporariamente de seus postos para atender situações emergenciais, como acidentes de trânsito, eventos com grande número de pessoas ou locais de obras em ruas de trânsito intenso. Os cidadãos podem ajudar a fiscalizar problemas como o apontado pelo leitor e informar os fatos ao serviço 153, para que a Guarda Municipal tome providências.

Comentário do leitor

Respondendo à prefeitura de Curitiba, não adianta existir um módulo da Guarda Municipal no Parque Barigui se nenhuma das cinco viaturas fica fazendo ronda e coibindo abusos. As práticas abusivas de perturbação social (som alto, bebedeira, brigas etc.) só ocorrem porque não existe o poder público presente. O correto seria que principalmente nos sábados, domingos e feriados, quando o Parque Barigui é mais procurado, existisse um viatura permanentemente rondando o local de uma extremidade até a outra e, quando percebesse qualquer abuso, imediatamente agisse coibindo o abuso. O Parque Barigui sem policiamento e sem ordem não é um parque para lazer, mas é um caos e um perigo para os cidadãos que o frequentam.

Avenida Arthur Bernardes

Gostaria de manifestar minha satisfação quanto a uma pequena intervenção realizada na Avenida Arthur Bernardes, junto da rápida Portão-Centro. Apenas com a adequação da largura das pistas e pintura de novas faixas de sinalização houve melhora significativa no trânsito do local. Parabéns aos administradores públicos que tiveram a iniciativa. Sinal de que, com pequenos investimentos, boa vontade e ótimas ideias, muito pode ser feito.

Anderson Presznhuk

Resposta

A prefeitura agradece as palavras do leitor. É importante que os cidadãos ajudem a conduzir a administração da cidade, oferecendo sugestões e manifestando suas opiniões sobre os serviços prestados à população. Porém, iniciativas como a do senhor Anderson, ao expressar publicamente reconhecimento e satisfação, geram alegria e incentivam o trabalho das equipes que atuam no serviço público municipal.

Fonte Gutierrez

A maioria dos curitibanos, como eu, criaram os filhos tomando a água que vem da fonte do Bosque Gutierrez, no bairro Pilarzinho. E hoje a fonte encontra-se em descaso e abandono, está tudo quebrado e sem água nas bicas.

José Alves dos Santos

Resposta

As melhorias no Bosque Gutierrez tiveram obras emergenciais de contenção de talude. A seguir, serão realizadas obras de manutenção da fonte, que parou de funcionar por problemas na parte da tubulação que está sob raízes de árvores. Depois serão feitos os serviços de roçada e limpeza. Cabe lembrar que o Bosque Gutierrez é uma área de preservação ambiental e não uma área de lazer.

* * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]