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O viaduto do Orleans sobre a BR-277 está saturado. Tem três faixas de trânsito, o que provoca lentidão nos dois sentidos. Poderia ter quatro faixas, eliminando o "funil" ali existente. Bastaria eliminar as calçadas para pedestres, que poderiam ser substituídas por passarelas, similares às que estão em outros pontos da rodovia, instaladas nas laterais do referido viaduto.

Levino Brandão, Curitiba – PR

Resposta

A prefeitura de Curitiba informa que as obras de alargamento do viaduto estão programadas para este ano.

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Semáforo

Com a mudança de mãos no entorno do Colégio Santa Maria, no São Lourenço, está impossível cruzar a Rua Nilo Peçanha para quem vem do Pilarzinho pela Leonor Castellano. O movimento aumentou muito. Não seria tempo de se pensar em um semáforo? Gostaria de que um analista de trânsito da prefeitura desse seu parecer após uma visita in loco.

Sofia Mendes Corvo, Curitiba – PR

Resposta

A prefeitura municipal de Curitiba considera que a demora na travessia da Rua Nilo Peçanha, para quem vem pela Rua Leonor Castellano, ocorre por um período muito curto de tempo e não justifica a instalação de um semáforo.

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Lombada

Vi nesta seção que em determinada rua a prefeitura promete instalar três novas lombadas físicas. Infelizmente, está se disseminando a instalação desses obstáculos na cidade. No entanto, o Código Nacional de Trânsito veda a instalação de lombadas físicas em seu artigo 94. Tanto que após, vigência da lei passaram a ser removidas as existentes e colocadas outras eletrônicas. Problemas com licitação e despesas maiores na instalação das lombadas eletrônicas não devem impedir seu uso, em razão de que as próprias multas as pagam. De outro lado, se não houver multas melhor, porque significa que os motoristas estão trafegando na velocidade correta, evitando danos materiais e lesões físicas. Estáprovado que, além de contrariarem a lei, as lombadas físicas (que muitas vezes são mal sinalizadas ou nem são sinalizadas) danificam os veículos, causam acidentes e favorecem assaltos à noite e até em plena luz do dia. O Código de Trânsito deve ser obedecido tanto pelos cidadãos como pelas autoridades. As exceções que permitem a instalação de lombadas físicas ficam para locais próximos de hospitais e escolas. Qualquer resolução do Detran ou Denatran que contrarie a lei deve ser revogada.

Silvio Dias, Curitiba – PR

Resposta

A Urbs informa que a Resolução 39/98 do Conselho Nacional de Trânsito não proíbe e sim define os critérios para implantação de ondulações transversais nas ruas das cidades. O órgão destaca ainda que segue os critérios previstos na legislação.

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Redutor de velocidade

A Rua Tabajaras, principalmente no trecho entre a Av. Arthur Bernardes e a Rua Vital Brasil, que é um declive acentuado, tornou-se uma perigosa pista de corridas, com os veículos alcançando velocidade muito acima da permitida. Depois de inúmeros e inúteis pedidos de colocação de um redutor de velocidade, denunciamos o incrível descaso que as autoridades competentes demonstram com a vida das pessoas que circulam nessa via.

Vera Lucia Uflacker, Curitiba – PR

Resposta

Técnicos da Urbs informam que vão acompanhar o comportamento do trânsito no local e estudar alternativas para solucionar eventuais problemas que forem constatados.

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Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentários a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras.

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