• Carregando...

Sou moradora da Rua Floriano Essenfelder há 50 anos. Gostaria que revissem o sentido da rua, pois é um transtorno para os moradores darem a volta até a Ubaldino para entrar na mão correta. Favor revisar os sentidos.

Maria Aparecida Chede

Resposta

O atual sentido da via visa reduzir conflitos de passagem na região. A Setran poderá reavaliar a situação e estudar a mudança de sentido da rua se a solicitação da leitora for embasada em comprovação de necessidade, e feita mediante abaixo-assinado dos moradores da rua, protocolado na Setran ou na Administração Regional Matriz.

UPA

Estou triste e ao mesmo tempo frustrado com a saúde pública neste país. Moro no Sítio Cercado e fui até a UPA no dia 31 de julho com minha esposa e meu filho. Chegamos por volta das 15 horas e meu filho, ardendo de febre, só foi atendido às 20 horas. Apenas dois médicos estavam de plantão; uma funcionária mal-educada me xingou quando eu perguntei o seu nome na recepção. Reclamei e me disseram que a unidade "funcionava bem". Se funciona bem, por que meu filho, com 39,2° de febre, um caso de emergência, só foi atendido depois de quatro horas de espera? Falta médico? Falta dinheiro? Ou falta humanidade?

Carlos Nardi

Resposta

A Secretaria Municipal da Saúde está promovendo melhorias no serviço da UPA Sítio Cercado. Foi implantado um controlador de fluxo na recepção e o atendimento agora conta com o auxílio de uma assistente social. A SMS orienta o senhor Carlos Nardi a protocolar a queixa na Ouvidoria de Saúde, que atende pelo número 0800-6440041, e informar o nome completo da criança. Somente com essa informação será possível à SMS verificar a situação relatada e, em conjunto com a Fundação Estatal de Assistência à Saúde, responsável pela contratação do corpo clínico, tomar as providências cabíveis.

Motoristas de ônibus

É comum os motoristas de coletivos e de táxi não respeitarem as faixas em nenhum local da cidade, até mesmo parando sobre elas em caso de trânsito congestionado. Com os ônibus, o caso mais comum ocorre na Rua Presidente Faria, esquina com a XV de Novembro, onde os biarticulados da linha Santa Cândida-Capão Raso param sobre a faixa, bloqueando-a por inteiro, enquanto aguardam a saída de outro ônibus que esteja parado na estação-tubo próxima dos Correios. O mesmo acontece na Praça Rui Barbosa, na altura do cruzamento das ruas Pedro Ivo e Voluntários da Pátria, onde, inclusive, existe travessia elevada e poucos motoristas dão a vez aos pedestres. Outro dia presenciei o condutor de um ligeirinho buzinar para que os pedestres que estavam atravessando na faixa saíssem da frente. Os motoristas profissionais deveriam ser obrigados a dar exemplo de respeito ao Código de Trânsito, não se admitindo qualquer tipo de infração sob pena de aplicação de rigorosas penalidades.

Marco Mattar

Resposta

Queixas como a do leitor Marco devem ser registradas no serviço 156. É necessário informar data, prefixo do ônibus e horário em que foi presenciada a irregularidade para que a Urbs possa tomar as medidas cabíveis junto à empresa permissionária, de acordo com o regulamento do transporte coletivo. Com base na queixa do leitor sobre desrespeito à faixa de pedestres da Rua Presidente Faria, a Urbs vai reforçar as orientações aos motoristas da linha Santa Cândida-Capão Raso. Cabe lembrar que os motoristas do transporte coletivo são treinados e periodicamente passam por cursos de atualização, além de assistirem a palestras sobre direção defensiva, ministradas por agentes da Setran. Os motoristas de ônibus estão sujeitos às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro.

* * * * *

Buraco na rua? Ônibus demorado? Saneamento ineficiente? Corte de energia? Se você tem comentário a fazer sobre os serviços públicos, entre em contato com a coluna. As mensagens selecionadas serão publicadas às segundas e quintas-feiras. CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITOR Praça Carlos Gomes, 4 – CEP 80010-140 – Curitiba, PR – Telefone (41) 3321-5999 – Fax (41) 3321-5159 – leitor@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]